Percepção de suporte social no trabalho e saúde docente

Autores

Palavras-chave:

Percepção de Suporte Social no Trabalho, Transtornos Mentais Comuns, Danos físicos, Docentes, Educação básica

Resumo

O artigo visou a analisar a relação entre a percepção de suporte social no trabalho e a prevalência de danos físicos e transtornos mentais comuns entre docentes da educação básica pública, atuantes na região Sul de Minas Gerais. Participaram 452 docentes, que responderam à Escala de Percepção de Suporte Social no Trabalho; ao Questionário de Saúde Geral (QSG-12); a uma escala de levantamento de danos físicos relacionados ao trabalho, elaborada a partir de um dos fatores que compõem o Inventário sobre o Trabalho e Riscos de Adoecimento e a um formulário sociodemográfico e laboral. Os resultados apontaram que a percepção de suporte social no trabalho apresentou capacidade explicativa do adoecimento docente, em especial, dos transtornos mentais comuns. Destacaram-se as contribuições preditivas das dimensões de suporte social instrumental e emocional, sendo a primeira em relação aos transtornos mentais comuns e às dores no corpo e a segunda, no que se refere aos transtornos mentais comuns e aos distúrbios biológicos.

 

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Biografia do Autor

Fernanda Figueiredo Rodrigues Chinellato de Lima, - UNIFAL-MG

Mestre em Gestão Pública e Sociedade - UNIFAL-MG.  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9842-6445. e-mail: fernandadvogada@yahoo.com.br

 

Virgínia D. Carvalho, UNIFAL/MG

Doutora em Psicologia Social – Docente na UNIFAL-MG. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7926-0466 e-mail: virginiadcarvalho@gmail.com

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Publicado

2024-07-26