Percepção de suporte social no trabalho e saúde docente
Palavras-chave:
Percepção de Suporte Social no Trabalho, Transtornos Mentais Comuns, Danos físicos, Docentes, Educação básicaResumo
O artigo visou a analisar a relação entre a percepção de suporte social no trabalho e a prevalência de danos físicos e transtornos mentais comuns entre docentes da educação básica pública, atuantes na região Sul de Minas Gerais. Participaram 452 docentes, que responderam à Escala de Percepção de Suporte Social no Trabalho; ao Questionário de Saúde Geral (QSG-12); a uma escala de levantamento de danos físicos relacionados ao trabalho, elaborada a partir de um dos fatores que compõem o Inventário sobre o Trabalho e Riscos de Adoecimento e a um formulário sociodemográfico e laboral. Os resultados apontaram que a percepção de suporte social no trabalho apresentou capacidade explicativa do adoecimento docente, em especial, dos transtornos mentais comuns. Destacaram-se as contribuições preditivas das dimensões de suporte social instrumental e emocional, sendo a primeira em relação aos transtornos mentais comuns e às dores no corpo e a segunda, no que se refere aos transtornos mentais comuns e aos distúrbios biológicos.