TDAH
CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA
Palavras-chave:
Afeto, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, MediaçãoResumo
A afetividade é fundamental para as relações humanas e não é exceção na sala de aula. Um ambiente que permite espaço para o afeto será um lugar mais harmonioso e refletir sobre as emoções no processo de ensino de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é fundamental para compreendermos os benefícios que tal mediação traz não só em sala de aula, mas em toda a vida social do indivíduo. O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância da afetividade como estratégia pedagógica para alunos com esse Distúrbio, caracterizando o cotidiano escolar desses alunos que apresentam o TDAH e como a escola tem lidado com esse processo de aprendizagem considerando a relevância do afeto na mediação da educação dessas crianças. A pesquisa utilizou uma abordagem teórica embasada em vários autores, que abordaram de diferentes formas o TDAH. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica em que os dados mostram que com práticas adequadas e afeto as crianças com o transtorno conseguem desenvolver seu aprendizado com maior foco e entusiasmo. Observou-se que apesar do cotidiano dos educadores com os alunos e suas vivências, ainda faltam cuidados e conhecimentos que realmente viabilizem o ensino como um professor mediador afetivo, a fim de superar as limitações e dificuldades com os alunos. Concluímos, portanto, que além da formação continuada e de conhecer a realidade do aluno, o professor precisa ser afetuoso, cuidadoso, carinhoso e empático, para que assim construa uma relação sólida e alcance um bom desempenho do seu educando.