Biopoder

do poder psiquiátrico à medicalização da vida

Autores

Palavras-chave:

Medicalização, psiquiatria, poder, instituições, filosofia francesa

Resumo

A “medicalização da vida” é tema que tem sido explorado por diversos campos afins de compreensão, entre eles a saúde coletiva e psiquiatria com as obras foucaultianas. Esta pesquisa analisou o conceito de biopoder a partir de hipóteses foucaultianas ao discutir o papel da psiquiatria sobre o controle dos corpos lá, então e agora. Desenvolvemos uma análise da relação entre biopoder e o poder psiquiátrico, além da descrição do que seria esse último. Através dessa análise é possível refletir sobre as relações entre biopoder e a medicalização da vida no mundo contemporâneo. Utilizamos o método de Revisão de Literatura com cunho narrativo e de caráter qualitativo, que permite o cotejamento e análise crítico-reflexiva sobre os textos considerados. Para execução do percurso metodológico aqui empregado na pesquisa bibliográfica, foi criado um banco de dados constando dos textos relevantes, os quais foram submetidos a sínteses integradas e fichamentos. As considerações teóricas revisadas ainda são pertinentes para compreensão da medicalização na atualidade. Os resultados da pesquisa, contribuem com arcabouço teórico para futuras pesquisas empíricas e teóricas sobre as produções de Foucault que nos levem a compreender os dilemas da atualidade, além do mais, auxiliar na elucidação e reflexão crítica do que é o “Saber/poder” psiquiátrico e suas implicações para os cuidados da saúde no mundo atual.

Biografia do Autor

André Henrique Rodrigues Pantoja , Universidade Federal do Amazonas

 

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas. Membro do grupo de pesquisa LARGOV – Laboratório de análise de redes, políticas públicas e governança (CNPq) e do Grupo de Pesquisa e Estudos Clínicos-Sociais (CNPq). E-mail: andre.pantoja@ufam.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0004-2373-3415)

 

Denise Machado Duran Gutierrez, Universidade Federal do Amazonas

Faculdade de Psicologia, Universidade Federal do Amazonas. Av. General Rodrigo Octavio Jordão Ramos 1200, Coroado I. 69067. Manaus – AM. Docente do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Saúde Coletiva ILMD/UFAM/UEA. Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Psicologia - FAPSI/UFAM. Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Cirurgia - FM/UFAM. Email:ddgutie@ufam.edu.br. https://orcid.org/0000-0002-0031-3045

Publicado

2023-12-31