CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO:
UMA PERSPECTIVA BIBLIOGRÁFICA
Palavras-chave:
Robótica educacional, Ensino básico, Levantamento bibliográficoResumo
Considerando que as tecnologias estão cada vez mais imersas em nosso contexto social, este artigo apresenta um levantamento bibliográfico acerca de alguns trabalhos publicados em periódicos nacionais, monografias, dissertações, teses e livros nos últimos cinco anos sobre Robótica Educacional. A partir disso, pretendemos apresentar aos educadores e pesquisadores, referenciais e práticas de ensino como base de trabalhos futuros, bem como materiais e metodologias que auxiliem na educação dos estudantes para que possam ter uma noção abrangente e atual quanto ao tema aqui explanado. Para filtrar esta abordagem, escolheram-se como cerne de pesquisa, o Ensino Básico a fim de incorporar cada vez mais cedo à robótica nas escolas para assim desenvolverem projetos sociais ou acadêmicos. A partir das discussões e projetos realizados por outros autores acerca da inserção da robótica nas escolas, é que se pretende apontar os motivos que levaram a escrita deste trabalho, tal como analisar quais as dificuldades enfrentadas, benefícios proporcionados e rede de apoio escolar para o andamento deste tipo de intervenção.