Criatividade e Ensino Superior em Portugal e no Brasil:

o país, o género e a área de estudo diferenciam estudantes?

Autores

Palavras-chave:

Criatividade, universidade, estudantes, país, gênero, área de estudos

Resumo

A universidade tem um papel fundamental na formação de agentes criativos para o futuro. Há, porém, algumas dificuldades ainda a ultrapassar e verifica-se escassez de investigação acerca do tópico neste contexto. Perceber como os estudantes se posicionam face à criatividade pode, então, ser útil para facilitar o papel promotor da universidade na inovação. Diferenças culturais influenciam formas de pensar criatividade e, assim, estudos comparativos entre diferentes países são necessários. Este estudo analisa como 326 estudantes (brasileiros e portugueses) se autoavaliam enquanto criativos, como pensam conceitos no âmbito da criatividade e sobre como esta está presente e é promovida na educação superior. Para cada país, foi também explorado se o género e a frequência de diferentes áreas de estudo (Artes; Ciências Sociais e Humanas; Ciências e Tecnologias) determinam diferenças nessas avaliações. Por último, análises de regressão ponderam a influência de diferentes variáveis na avaliação do estudante sobre a sua criatividade. Verificaram-se diferenças significativas entre países nas três dimensões estudadas e ainda diferenças tomando o género e (menos) a área de estudo. Valores baixos preditivos face à autoavaliação da criatividade foram encontrados nos dois países. Reflexões sobre uma prática nas universidades facilitdora criatividade podem ser feitas a partir destes dados

Biografia do Autor

Maria de Fátima Morais , Universidade do Minho

Licenciada em Psicologia. Doutorada em Psicologia da Educação; Professora Auxiliar da Universidade do Minho (Instituto de Psicologia) e membro efetivo do Centro de Investigação em Psicologia (CIEd); investiga o tema da Criatividade.

E-mail para correspondência: famorais@ie.uminho.pt . País: Portugal.ORCID. https://orcid.org/0000-0001-8180-6687

 

Sandra Aquino , Universidade do Minho

Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho, Mestre em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho, Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade Federal do Ceará, Pós doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho. País: Brasil. ORCID: https://orcid.org/0009-0000-8028-6165

 

Fernanda Martins , Universidade do Porto

Licenciada em Psicologia. Doutorada em Psicologia da Educação; Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aposentada) e membro investigadora integrada no CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (Informação, Comunicação e Cultura Digital). País: Portugal. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3748-3056

 

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Publicado

2023-06-29