Grupos terapêuticos on-line

possibilidade de suporte emocional à estudantes universitários

Autores

Palavras-chave:

COVID-19, saúde mental, universitário, intervenção grupal

Resumo

 No contexto de uma das maiores pandemias da história com o surgimento da COVID-19 em que trouxe consequências epidemiológicas, financeiras, sociais e psicológicas os universitários foram diretamente afetados com as mudanças nos processos de ensino-aprendizagem de forma remota. O objetivo do estudo foi compreender como um grupo terapêutico on-line proporcionou fortalecimento de vínculos entre os participantes e favoreceu a tomada de consciência e o processo de mudança diante do sofrimento psicológico vivenciado nesse período. A pesquisa intervenção com método qualitativo teve como base epistemológica o pensamento sobre grupos terapêuticos na perspectiva da Gestalt- terapia em que se analisou as vivências destes estudantes quanto às mudanças ligadas ao momento vivido pela COVID-19 e compreender o processo de identificação dos participantes e como isso contribui para mudanças psicológicas. Desse modo, esse estudo abarcou a reflexão sobre o funcionamento de dois grupos terapêuticos on-line realizados pela pesquisadora junto com alunas do curso de Psicologia. Como método de análise dos dados foi utilizado a Analítica do sentido proposto por Critelli. Nesse artigo percebeu-se que o papel da identificação grupal promove espaço de acolhimento e de tomada de consciência para situações de sofrimento vividas no contexto universitário. Sendo assim, o grupo terapêutico on-line demonstrou como uma potente ferramenta para ser utilizada no contexto de pandemia para a população universitária como espaço de promoção de saúde e qualidade de vida.

Biografia do Autor

Micaela Brandão Póvoa de Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG, Brasil. Orcid: 0000-0003-3001-5118

 

Marciana Gonçalves Farinha, Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG, Brasil. Orcid: 0000-0002-2024-7727

Downloads

Publicado

2023-06-29