Uma reflexão sobre o conhecer e o status científico da Administração
Palavras-chave:
Ciência, Conhecimento, AdministraçãoResumo
Este ensaio teórico tem como objetivo refletir sobre o conhecimento e discutir a cientificidade na Administração, a qual, muitas vezes, são atribuídas críticas. Para esse segundo objetivo, são apresentados argumentos fundamentados nos estudos realizados por três importantes filósofos da ciência: Karl Popper, Thomas Kuhn e Irme Lakatos. O escopo do ensaio é dividido em três partes, que buscam refletir, respectivamente: 1) como o conhecimento é possível, indicando como a ciência foi ganhando destaque enquanto outros saberes foram sendo invalidados pelo paradigma hegemônico da Ciência Moderna; 2) as consequências de subestimar outros saberes, a contribuição do senso comum na produção de um conhecimento mais democrático e a necessidade de olhar criticamente o estatuto epistemológico imposto pelo status quo na produção do conhecimento, que desqualifica o conhecimento produzido pelas Ciências Humanas; 3) a validade científica da Administração, fundamentada nas contribuições de Popper, Kuhn e Lakatos. Conclui-se que há uma necessidade de alcançar um conhecimento acessível e produzido para atender a todos e que a Administração é uma área que busca resolver os problemas inerentes ao seu objeto de estudo, bem como aumentar o conhecimento sobre ele, devendo ser reconhecido o seu caráter científico e sua importância para a compreensão das diferentes nuances e desafios encontrados na sociedade.