O luto e seus desdobramentos na existencialidade adolescente:

relato de experiência no Plantão Psicológico em escolas públicas!

Autores

Palavras-chave:

Perdas significativas, plantão psicológico, existencialidade adolescente, psicologia fenomenológico-existencial

Resumo

Continuamente somos assaltados por situações que nos retiram do lugar até então considerado seguro. Conviver com a perda de alguém significativo é algo que, dada a afetividade aí presente, perdura por longo tempo. Compreender o desdobramento da perda na existencialidade adolescente sob o viés da Psicologia Fenomenológico-Existencial é o objetivo deste estudo. O tipo de estudo está inserido no viés qualitativo e o método utilizado o fenomenológico-psicológico que sofre adaptações para a apresentação do discurso dos adolescentes. Foram participantes 3 adolescentes com idades de 12, 18 e 19 anos, regularmente matriculadas em escolas da rede pública de ensino em Manaus, nos níveis fundamental, médio e médio, respectivamente. Os discursos nos traduzem a dor e o sofrimento por perdas através do óbito de figuras grandemente significativas na vida de cada uma delas. Conclui-se que a lacuna deixada por essas perdas, a vacuidade na existencialidade das participantes foi acolhida, escutada e cuidada pelos estagiários no Plantão Psicológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Fernandes Carvalho Prestes, Centro Universitário do Norte - Uninorte

Graduando em Psicologia do Curso de Psicologia FAMETRO. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2618-9812

 

Atália Maria Schaeken Silva, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas.  Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: ataliamssilva@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6578-3243

 

Débora do Vale Santos Nunes, Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM

Graduanda em Psicologia pela Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: deboranunes@esbam.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6437-5723

Rosângela Monteiro Lobato Balieiro, Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM

Graduanda em Psicologia pela Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: rosangelamlbalieiro@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3118-4426

 

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

 

Downloads

Publicado

2023-01-02