AUTOCONSCIÊNCIA, COPING E ESPIRITUALIDADE: SENTIDOS E VIVÊNCIAS DE SOFRIMENTO EM TEMPO DE PANDEMIA COVID-19 - PERSPECTIVAS DA PSICOLOGIA COGNITIVA

Autores

  • Alexsandro Medeiros do Nascimento Universidade Federal de Pernambuco- UFPE
  • Antonio Roazzi Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
  • Girlane Karla Rodrigues Coutinho
  • Lamartine Joaquim da Silva Filho
  • Natália de Queiroz Ramos
  • Walber José da Silva

Resumo

A crise epidemiológica e sanitária que assolou o mundo nos últimos meses impôs diversas transformações nas dinâmicas psicológicas e intersubjetivas. Se por um lado, a pandemia da COVID-19 evidenciou a fragilidade humana frente a imperiosa e destrutiva força do antígeno viral, por outro, escancarou a necessidade de um olhar psicológico acerca das habilidades cognitivas (tais como o enfrentamento, coping religioso/espiritual, produção de sentidos, autoconsciência e autorregulação) implicadas na vivência da pandemia, assinalando também, o caráter epistemológico do fenômeno pandêmico. O campo emergente é, antes de tudo, a possibilidade de tecer novos olhares sobre o sujeito frente ao ineditismo próprio da pandemia. O que nos move, pois, é atentar para o atual contexto e suas novas demandas psicológicas enquanto campo que faz emergir as vicissitudes do sujeito, seus tensionamentos intra e interpsicológicos, suas potencialidades na reconstrução dinâmica do self e as possibilidades de recomposição da vida cotidiana ante as indeterminações do tempo presente. Assim, percorremos um caminho que, embora novo, apresenta-se como promissor para a Psicologia Cognitiva.

Palavras-Chave: Pandemia COVID-19, Psicologia Cognitiva, Autoconsciência, Coping, Espiritualidade.

Biografia do Autor

Alexsandro Medeiros do Nascimento , Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Doutor, Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Coordenador do Laboratório de Estudos de Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self (LACCOS)

Antonio Roazzi, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Ph.D., Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

https://orcid.org/0000-0001-6411-2763

http://lattes.cnpq.br/6108730498633062

https://www.researchgate.net/profile/Antonio_Roazzi

Girlane Karla Rodrigues Coutinho

Graduada em Psicologia (Bacharelado) pela UNICAP – Secretaria Executiva da Família e Políticas sobre Drogas de Jaboatão dos Guararapes (PE)

Lamartine Joaquim da Silva Filho

Graduando em Psicologia (Bacharelado) pela UFPE

Natália de Queiroz Ramos

Graduanda em Psicologia (Bacharelado) pela UFPE

Downloads

Publicado

2021-12-31