Farelo da raiz da mandioca integral em substituição ao milho na alimentação de suínos em crescimento – Relato de Caso
Resumo
O presente trabalho relata o uso do farelo da raiz da mandioca integral em substituição ao milho na alimentação de suínos em crescimento. O experimento teve duração de 28 dias com quatro períodos de avaliação de sete dias cada. No início do período experimental, os animais foram submetidos a um período de adaptação de sete dias as rações experimentais e as instalações. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC) constituído de quatro tratamentos correspondentes aos níveis de substituição do milho pela farinha de mandioca (0, 20, 40 e 60%) nas rações e três repetições de dois animais cada. Semanalmente, foi avaliado o consumo de ração (kg/animal), ganho de peso (kg/animal), conversão alimentar (kg/kg). Baseado nos resultados de ganho de peso, calculou-se o custo final por kg de carne (R$/kg de carne). Os dados coletados foram submetidos à análise de variância e as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância. Foram observadas diferenças significativas (p<0,05) em todos os resultados avaliados neste estudo. A substituição até 20% do milho pelo farelo da raiz da mandioca integral apresentou melhores resultados. Animais sem substituição do milho pelo farelo da raiz da mandioca integral apresentaram menor consumo de ração e ganho de peso médio diário, resultando em um produto mais caro ao final do ciclo produtivo. A partir dos resultados encontrados, conclui-se que o farelo da raiz da mandioca integral pode substituir de forma eficiente até 20% do milho em rações para suínos em crescimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar trabalhos a RECAS, o autor declara em seu nome e em nome dos demais autores que representa no ato da submissão do artigo, à REVISTA CIENTÍFICA DE AVICULTURA E SUINOCULTURA que:
1. O conteúdo do artigo é resultado de dados originais e não publicados ou submetidos a outros periódicos.
2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
3. Em caso de aceitação do artigo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Científica de Avicultura e Suinocultura, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e que, se obtida, devem constar os agradecimentos à Revista Científica de Avicultura e Suinocultura do Setor de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias/UFAM.