Validação fisiológica da dosagem de metabólitos fecais de testosterona em suínos machos
Palavras-chave:
andrógenos, cachaço, desafio hormonal, enzimaimunoensaio, reproduçãoResumo
O objetivo deste estudo foi realizar a validação fisiológica da dosagem dos metabólitos fecais de testosterona em suínos machos por meio de um desafio hormonal. Os três machos inteiros apresentaram um pico de metabólitos fecais de testosterona com valores hormonais aproximadamente 2x maiores que os níveis basais. Os picos hormonais ocorreram 2-3 dias após a estimulação hormonal, corroborando com o tempo de metabolismo e excreção da testosterona nessa espécie. O animal castrado apresentou níveis baixos de metabólitos fecais de testosterona durante todo o período experimental, não sendo responsivo ao desafio hormonal. O ensaio hormonal utilizado neste estudo foi capaz de refletir variações fisiológicas nos níveis de metabólitos fecais relacionados com as variações nos níveis de testosterona no sangue, tornando-se uma importante ferramenta para o monitoramento endócrino não-invasivo em suínos machos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar trabalhos a RECAS, o autor declara em seu nome e em nome dos demais autores que representa no ato da submissão do artigo, à REVISTA CIENTÍFICA DE AVICULTURA E SUINOCULTURA que:
1. O conteúdo do artigo é resultado de dados originais e não publicados ou submetidos a outros periódicos.
2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
3. Em caso de aceitação do artigo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Científica de Avicultura e Suinocultura, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e que, se obtida, devem constar os agradecimentos à Revista Científica de Avicultura e Suinocultura do Setor de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias/UFAM.