CERIMÔNIA DO CHÁ JAPONESA: VALORES, RITUAIS E ASPECTOS ESPACIAIS
DOI:
https://doi.org/10.52077/hm.v5i9.8435Palavras-chave:
Cerimônia do chá, Valores rituais, Aspectos espaciais, Sen no Rikyu, Wabi-sabiResumo
A cerimônia de chá passou por mudanças essenciais ao longo de sua história abrangendo uma variada gama de participantes. “Uma vida, um encontro”: o lema que sintetiza o espírito da cerimônia de chá sugere uma atenção ao momento presente, uma valorização ao que se vive com o acolhimento de todas as imperfeições - wabi-sabi - que se sucedem da natureza, encontrados nos utensílios aos mais delicados gestos, além de olhar para o outro como alguém com quem se compartilha um pouco de si. Para o aprofundamento deste entendimento, tanto o zen-budismo, quanto o importante mestre de chá Sen no Rikyu, tiveram grande influência em uma transformação no cerne do ritual. De um item presente em banquetes burgueses ao purificar da alma em uma reunião intimista, a bebida se encontra há muito na sociedade japonesa e, com ela, é possível verificar uma mudança tanto na linguagem utilizada, quanto nas relações sociais, refletidas também nos espaços arquitetônicos destinados à sua realização.
Downloads
Referências
HAMMITZSCH, Horst. O zen na arte da cerimônia do chá. São Paulo - SP: Editora Pensamento. 1993.
HIROSE, Chie. A cerimônia do chá no Japão e sua reapropriação no Brasil: uma metáfora da identidade cultural do japonês. Tese (doutorado em educação), FEUSP - USP, São Paulo, 2010, p. 44-47; 93-104.
KATO, Shuichi. Tempo e espaço na cultura japonesa. São Paulo - SP: Estação Liberdade. 2007.
KOREN, Leonardo. Wabi-sabi: para artistas, designers, poetas e filósofos. Rio de Janeiro - RJ: Editora Cobogó. 2019.
MATSUDA, Keiko. Tsuruko's Tea Journey. Youtube, 19 jun. 2019. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=-TToWb_JcHY>. Acesso em: 05 out. 2020.
OKAKURA, Kakuzo. O Livro do Chá. São Paulo - SP: Estação Liberdade, 2017.
ROCHA, Cristina Moreira da. A cerimônia do chá no Japão e sua reapropriação no Brasil: uma metáfora da identidade cultural do japonês. Dissertação (mestrado em comunicações e artes), ECA - USP, São Paulo, 1996, p. 09-42.
TANIZAKI, Jun’ichiro. Em Louvor da Sombra. São Paulo - SP: Companhia das Letras, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem à Revista Hon no Mishi - Estudos Multidisciplinares Japoneses e aos autores de cada artigo. Todo trabalho ou parte dele, quando citado ou utilizado, deve ser referenciado.