SEMELHANÇAS E DISCREPÂNCIAS ENTRE AS PARTÍCULAS MARCADORAS DE TÓPICO E SUJEITO NA LÍNGUA JAPONESA E NA LÍNGUA COREANA.

  • Anna Benedicta Gomes de Sousa Universidade de Brasília (UNB)
Palavras-chave: Tópico, Sujeito, Coreano, Japonês

Resumo

O presente trabalho, seguindo uma linha funcional tipológica e baseada em Li e Thompson (1976), tem como objetivo listar e perscrutar as semelhanças entre as partículas marcadoras de tópico e sujeito na língua japonesa e na língua coreana. As partículas de tópico têm como função topicalizar um elemento na sentença, em sua maioria este elemento estará no início da frase e é conhecido pelo locutor e pelo interlocutor. Já a partícula de sujeito irá exercer a função de marcar o sujeito da frase, porém se diferenciando do tópico, o sujeito traz uma informação nova. Os dados seguintes apresentados foram retirados de gramáticas descritivas do coreano e do japonês. Os resultados obtidos apontam que as funções das partículas marcadoras de tópico e sujeito em ambas línguas são muito semelhantes, porém ainda há pequenas diferenças.

Referências

CROFT, William. Typology and Universals Second Edition. Cambridge, Inglaterra: Cambridge University Press, 2002.

LEE, Chang-Ho. Yasashiku shikumi ga wakaru kankoku-go shokyû kôgi nôto. 3 ed. Tóquio: Hakutei-sha, 2018, (1. ed., 2014)

MUKAI, Yuki. Wa e Ga - As partículas gramaticais da língua japonesa. Campinas - SP: Pontes Editores, 2014

N LI, Charles; THOMPSON, Sandra A. Subject and Topic: A New Typology of Language. In: LI, C. N. (Org.). Subject and Topic. Nova York: Academic Press, Inc., 1976. p. 457-489.

TERAMURA, H. Nihongo no shintakusu to imi I (Sintaxe e semântica da língua japonesa I). 1. ed. Tóquio: Kuroshio, 1982.

YEON, Jaehoon.; BROWN, Lucien. Korean A Comprehensive Grammar. 2 Park Square, Milton Park, Abingdon, Oxon OX14 4RN: Routledge, 2011

Publicado
2020-08-22