MORFEMAS ASPECTUAIS NA VARIEDADE BRASILEIRA DA LÍNGUA JAPONESA

Autores

Palavras-chave:

-yor, -tor, ari-yor-u, Morfemas aspectuais, Variedade Brasileira da Língua Japonesa

Resumo

A imigração japonesa no Brasil deu origem a uma variedade da língua japonesa distinta daquela falada no arquipélago japonês. Uma das características do falar dos imigrantes japoneses e seus descendentes residentes no Distrito Federal é a presença dos morfemas aspectuais –yor e –tor que são vistas em construções verbais como mi-yor-u, mi-tor-u ‘ver-asp-npsd’. A presença destes morfemas na língua japonesa falada no Brasil é confirmada em levantamentos preliminares do que é denominado, nesta pesquisa, de Variedade Brasileira da Língua Japonesa (VBLJ) como os de Takano (2013) e de Ferreira (2009). O presente trabalho tem como objetivo descrever o uso e a distribuição destes morfemas aspectuais na VBLJ. A fonte da análise foi coletada solicitando aos colaboradores a narrativa do vídeo Pear Stories. Participaram desta pesquisa, 34 nipo-brasileiros compostos por imigrantes, filhos e netos de imigrantes japoneses residentes no Distrito Federal. As ocorrências do morfema –yor deram aos verbos uma leitura aspectual progressiva, enquanto o morfema –tor oscilou entre leitura progressiva e resultativa de acordo com a transitividade do verbo ao qual se afixa com exceções em alguns verbos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaoru Tanaka de Lira, Universidade de Brasília

Professora Assistente do Curso de Letras - Japonês do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da Universidade de Brasília - UnB.

Referências

COMRIE, B. Aspect: An Introduction to the Study of Verbal Aspect and Related Problems. Cambridge: Cambridge University Press, 1976.

ERBAUGH, M. S. What Are The Pear Stories? The Chinese Pear Stories - Narrative Across Seven Chinese Dialects, 2001. Disponivel em: <http://www.pearstories.org/docu/ThePearStories.htm>. Acesso em: Agosto 2017.

FERREIRA, M. D. L. Análise dos morfemas -toru e -te iru no japonês do Distrito Federal. Anais do XX ENPULLCJ / VII CIEJB, São Paulo, agosto 2009. 337-344.

MASE, Y. A língua japonesa dos imigrantes japoneses e seus descendentes no Brasil. Estudos Japoneses, São Paulo, v. 7, p. 137-146, 1987. ISSN 1413-8298.

TAKANO, Y. Esboço do atlas do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal: Aspecto Semântico-Lexical. São Paulo: Universidade de São Paulo. Tese, 2013. 361 p. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-07062013-110156/pt-br.php.

VELUPILLAI, V. An introduction to linguistic typology. Amsterdão: John Benjamins Publishing Company, 2012.

Downloads

Publicado

2020-08-22