APRESENTAÇÃO HON NO MUSHI

Autores

Resumo

A Revista Hon no Mushi – Estudos Multidisciplinares Japoneses, nascida do grupo de pesquisa liderado pelos professores Cacio José Ferreira e Ernesto Atsushi Sambuichi da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), prossegue buscando alcançar o objetivo para o qual foi originalmente criada: o intercâmbio de ideias no estudo de temas relacionados aos estudos da Linguagem, nas mais variadas áreas do conhecimento. Em seu quarto número, convidamos os pesquisadores doutorandos Eduardo Dias da Silva da Universidade de Brasília (UnB) e Renato de Oliveira Dering da Universidade Federal do Goiás (UFG) e do Centro Universitário Anhanguera (Uni-ANHANGUERA) na direção do Dossiê Ensino e Aprendizagem de Línguas, os trabalhos selecionados abordam reflexões, críticas, teorias ou outras posições que discutam e problematizem questões de Ensino e de Aprendizagem de Línguas.

Biografia do Autor

Eduardo Dias da Silva, UnB e SEEDF

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLIT/UnB), Mestre pela mesma instituição no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PGLA/UnB) (2014), Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2013), Licenciado em Letras - Língua Francesa e respectiva literatura pela Universidade de Brasília (2006) e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA) (2015). Supervisor Acadêmico na área de língua francesa do Programa Permanente de Extensão UnB Idiomas (2009-2014). Pesquisador dos Grupos CNPq FORPROLL e GIEL, membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação de Professores de Francês do Distrito Federal (APFDF). Professor de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF (2014), ministrando aulas de francês língua estrangeira (FLE) no Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho - CILSob/DF (2014-2015). Diretor fundador do Centro Interescolar de Línguas 01 do Paranoá (CIL Paranoá) de 2016 a 2017, pela mesma Secretaria. Tendo a Didática de Línguas, os Estudos sobre Oralidade em Língua Estrangeira, Teorias Curriculares, Ensino e aprendizagem de LE/L2, Práticas de Leitura, os Estudos sobre Gêneros Discursivos/Textuais, os (Multi)Letramentos e Transculturalidade em ambientes de ensino-aprendizagem, bem como a Formação de Professores como norteadoras das atividades e interesses de pesquisa e ensino em perspectiva transdisciplinar com a Linguística, a Linguística Aplicada (Crítica), a Literatura, a Educação e ciências afins.

Renato de Oliveira Dering, UFG e Uni-ANHANGUERA/Goiás

Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Assistente no Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA (Goiânia-Goiás). Professor no Ensino Básico do Colégio Anglo de Campinas (Goiânia-Goiás). É líder/pesquisador no grupo de pesquisa FORPROLL (CNPq/UFVJM). Também participa dos grupos de pesquisa INTERARTES (CNPq/UFG) e OBIAH (CNPq/UFG). Desenvolve pesquisas nas áreas de Letramentos e Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

Downloads

Publicado

2018-07-15