JOÃO RODRIGUES TÇUZU E SUA OBRA NIHON KYŌKAISHI

Autores

  • Joanes da Silva Rocha Universidade de Brasilia

Palavras-chave:

João Rodrigues Tçuzu, Nihon kyōkaishi, Japão, Século Cristão, Nanbanjin

Resumo

O artigo busca apresentar e refletir sobre vida e obra Nihon kyōkaishi (“História da Igreja no Japão”) do intérprete e jesuíta português João Rodrigues Tçuzu, que a serviço direto dos unificadores Toyotomi Hideyoshi, Tokugawa Ieyasu, e do Visitador Geral Alessandro Valignano, foi testemunha ocular das diversas transformações socio-econômicas ocorridas no arquipélago. Motivo pelo qual estudaremos sua obra, em especial a descrição do cha no yu (cerimônia do chá), por meio das lentes da Micro-história buscando compreender como a formação do Japão moderno foi visto pelos primeiros estrangeiros durante o dito Século Cristão (1543-1643) e quais foram seus desdobramentos dentro da cultura namban.

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Publicado

2018-06-25