AÇÕES PEDAGÓGICAS DE LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
O QUE REVELAM OS DIZERES DOCENTES?
Resumo
Este estudo tem por objetivo compreender o processo de formação leitora no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, através de ações pedagógicas de leitura literária implementadas por professores do Centro Territorial do Piemonte da Diamantina II (CETEP), no interior baiano. De cunho qualitativo, pauta-se numa abordagem colaborativa e utiliza a entrevista semiestruturada e o grupo de discussão como dispositivos para problematizar, com docentes colaboradores do estudo, os desafios e as possibilidades pedagógicas do trabalho com a literatura em um curso técnico. As reflexões teóricas são tecidas com base em autores como Freire (2011), Petit (2010, 2013), Yunes (2002, 2009), Cândido (2011), Cosson (2014). O estudo, concluído no percurso de um mestrado acadêmico, evidencia que são múltiplas e variadas as ações pedagógicas de leitura literária que atravessam as práticas educativas desenvolvidas em cursos técnicos da Educação Profissional e Tecnológica. Os dizeres docentes revelam que um processo de formação de leitores críticos e autônomos não pode ser implementado sem que a leitura - e também a leitura literária – se configure como eixo central de uma formação integral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).