LA CIUDAD E LOS PERROS: O AUTORITARISMO E A DOCILIZAÇÃO DOS CORPOS NA INSTITUIÇÃO MILITAR

O AUTORITARISMO E A DOCILIZAÇÃO DOS CORPOS NA INSTITUIÇÃO MILITAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v9i17.8184

Resumo

Este estudo tem por corpus a obra literária La ciudad y los perros, publicada em 1963, do autor peruano Mario Vargas Llosa. A narrativa traz o cotidiano dos cadetes do Colégio Militar Leoncio Prado, que não existe somente na ficção, mas é referência em Lima, Peru, instituição da qual Vargas Llosa foi aluno. O foco da análise consiste em como a literatura aborda a formação do sujeito nas instituições militares, levando em consideração as relações de poder que conduzem o funcionamento do colégio. Para tanto, pautamos nossa pesquisa nos postulados de Foucault (2013), já que o teórico se debruça sobre o poder, a disciplina e os corpos dóceis. A crítica de Mario Vargas Llosa (2004, 2013) também fomenta nosso trabalho no que se refere à construção das personagens. Sendo assim, o estudo aqui desenvolvido traz uma análise a partir da abordagem da crítica literária sócio histórica.

PALAVRAS-CHAVE: La ciudad y los perros. Autoritarismo. Corpos dóceis. Instituição militar. Estruturas de Poder.

Biografia do Autor

Bruna Rafaelle de Jesus Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras Português e literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) e mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Atualmente é professora de língua portuguesa do Governo do Estado da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada.

Rosanne Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui pós-doutorado em Literaturas Estrangeiras Modernas, no Departamento de Literatura Comparada, University of Kent, Reino Unido (2015). Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2009), com estágio de doutorado na University of Nottingham, Reino Unido (2007-2008) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Graduou-se em língua e literatura inglesa pela UFRN em 1999. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, Teoria da Literatura, Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. Atualmente é Professora Associada II do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas na UFRN.

Downloads

Publicado

2021-08-11

Como Citar

de Jesus Lopes, B. R., & Bezerra de Araújo, R. (2021). LA CIUDAD E LOS PERROS: O AUTORITARISMO E A DOCILIZAÇÃO DOS CORPOS NA INSTITUIÇÃO MILITAR: O AUTORITARISMO E A DOCILIZAÇÃO DOS CORPOS NA INSTITUIÇÃO MILITAR . Revista Decifrar, 9(17), 310–327. https://doi.org/10.29281/rd.v9i17.8184

Edição

Seção

TEMAS LIVRES