O ENSINO DA LITERATURA EM DIÁLOGO COM A PINTURA PARA A CONSTRUÇÃO DO LEITOR CRÍTICO

Autores

  • Tayana Souza da Costa Universidade Nilton Lins
  • Sônia Maria Alves Universidad Europea del Atlántico

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v7i14.3835

Resumo

As obras literárias, assim como, a arte pictórica propiciam aos seus leitores o contato com conteúdos históricos e culturais, que viabilizam a compreensão social dos cidadãos, formando e aguçando a criticidade dos mesmos. Em vista disso, este trabalho objetiva salientar o uso do gênero pintura em diálogo com a literatura para o desenvolvimento do leitor crítico no Ensino Médio. Para isso, utilizou-se como ferramenta metodológica a pesquisa bibliográfica, isto é, foi desenvolvida uma discussão teórica com base na problemática e proposta didática aqui ressaltada. Dessa maneira, Gonçalves (1994) e Oliveira (2014) dão o embasamento teórico para o conhecimento histórico desta aproximação entre literatura e pintura. Já Cosson (2014) e Lajolo (1993) contextualizam o ensino literário nas escolas. E por fim, Frederico F. Silva (2010), exemplificará o uso da literatura em diálogo com a pintura, nas salas de aula, para a formação do leitor crítico. Com base nos dados obtidos e comparados com o livro didático, notou-se que a proposta didática salientada neste escrito é uma importante e necessária ferramenta para o ensino da literatura e consequentemente para formação de leitores conscientes de seu papel social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-16

Como Citar

DA COSTA, T. S.; MARIA ALVES, S. . O ENSINO DA LITERATURA EM DIÁLOGO COM A PINTURA PARA A CONSTRUÇÃO DO LEITOR CRÍTICO. Revista Decifrar, Manaus, v. 7, n. 14, 2020. DOI: 10.29281/rd.v7i14.3835. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/3835. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

TEMAS LIVRES