"EL OTRO" E O MESMO:BORGES E A CRONOTOPIA DE UMA MEMÓRIA EM CRISE

“THE OTHER” AND THE SAME: BORGES AND THE CHRONOTOPY OF A MEMORY IN CRISIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v12i24.16259

Palavras-chave:

Literatura comparada, Topoanálise, Cronotopo, Jorge Luis Borges

Resumo

O presente artigo se destina a compreender o espaço-tempo dentro da obra de Jorge Luis Borges, tomando, como recorte analítico o conto “El otro”, presente em sua antologia El libro de arena. Nessa antologia, em que o escritor se destina a abordar o esfacelamento da memória, do tempo e do espaço de maneira muito própria, por meio do cruzamento de discursos contrários que habitam a consciência e memória de seus personagens, quase sempre em crise, o conto selecionado não só será analisado do ponto de vista discursivo-ideológico como, para isso, se dará enfoque a uma categoria de conteúdo e, também de forma que é o cronotopo ficcional, sob a teoria dialógica bakhtiniana. Para tais discussões, tentando compreender como o escritor argentino consegue representar os anseios de seu tempo por construções narrativas fantásticas, valeremos de teóricos importantes em relação às discussões sobre ideologia, memória e representação histórico-discursiva de espaços e tempos singulares, entre eles, estão Marshall Berman (2007), Mikhail Bakhtin (2018), Medviédev (2012), Bergson (2006), Luiz Costa Lima (1980), entre outros.

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Biografia do Autor

Ramon Diego Câmara Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Estudos da Linguagem, na área de Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

2025-02-07

Como Citar

CÂMARA ROCHA, R. D. "EL OTRO" E O MESMO:BORGES E A CRONOTOPIA DE UMA MEMÓRIA EM CRISE: “THE OTHER” AND THE SAME: BORGES AND THE CHRONOTOPY OF A MEMORY IN CRISIS. Revista Decifrar, Manaus, v. 12, n. 24, p. e2424206, 2025. DOI: 10.29281/rd.v12i24.16259. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/16259. Acesso em: 22 fev. 2025.

Edição

Seção

TEMAS LIVRES