A CONFIGURAÇÃO DA PAISAGEM NO CONTO “INFERNO VERDE”, DE ALBERTO RANGEL
THE CONFIGURATION OF LANDSCAPE IN THE SHORT STORY "INFERNO VERDE" BY ALBERTO RANGEL
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v12i24.16256Palavras-chave:
Paisagem, Espaço, Natureza, Inferno VerdeResumo
O presente artigo tem como propósito discutir de que maneira a paisagem é configurada na narrativa de Alberto Rangel, tendo como corpus de análise o conto homônimo à obra Inferno Verde. Realizou-se este estudo com vista na perspectiva de que este aspecto do espaço, é um elemento apresentado, considerando sua dinamicidade e diversidade, configurando-se em um constituinte que se arquiteta em interação com outros componentes que fazem parte da narrativa. Deste modo, como respaldo teórico usado, recorreu-se às percepções de Michel Collot em seu artigo “Pontos de vista sobre a percepção de paisagens”, em que este contribui com discussões sobre as concepções de paisagem. Além disso, apoiou-se, também, em Allison Marcos Leão da Silva, com sua tese “Representações da natureza na ficção amazonense”, na qual se detém a estudos consistentes sobre a forma de representatividade da natureza amazônica na ficção. E para melhor compreensão sobre o relato “Inferno Verde”, recorreu-se a Marco Aurélio Coelho de Paiva, estudioso que analisa o método criativo de Rangel referente à construção de uma representação da Amazônia comparada ao sertão.
Downloads
Referências
COLLOT, Michel. Pontos de vista sobre a percepção de paisagens. Tradução de Denise Grimm. In. Negreiros, CARMEM; Lemos, MASÉ; Alves, IDA (Orgs.). Literatura e Paisagem em diálogo. Rio de Janeiro, Edições Makunaima, 2012.
FERREIRA, Aurélio B. H. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
FRIEDMAN, Norman. O que faz um conto ser curto? Tradução de Marta Cavalcante de Barros. In: Revista USP, São Paulo, n. 63, p. 219-230, setembro/novembro 2004.
KRÜGER, Marcos Frederico. Grande Amazônia: Veredas. In: RANGEL, Alberto. Inferno Verde: cenas e cenários da Amazônia. Manaus: Editora Valer, 2008.
LEANDRO, Rafael V. “Alberto Rangel e seu projeto literário para a Amazônia”. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília DF, 2011.
LOUREIRO, João J. P. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. 5ª ed. Manaus: Editora Valer, 2015.
MAXIMIANO, L. A. Considerações sobre o conceito de paisagem. In: R. RA´E GA, Curitiba, n. 8, p. 83-91, 2004. Editora UFPR.
PAIVA, Marco A. C. O sertão amazônico: o inferno de Alberto Rangel. In: Sociologias, Porto Alegre, ano 13, no 26, jan./abr. 2011, p. 332-362.
RANGEL, Alberto. Inferno Verde: cenas e cenários da Amazônia. Manaus: Editora Valer, 2008.
SILVA, Allison M.L. Representações da natureza na ficção amazonense. Tese (Doutorado) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Kenedi Santos Azevedo, Raimundo de Souza Mar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).