A CONFIGURAÇÃO DA PAISAGEM NO CONTO “INFERNO VERDE”, DE ALBERTO RANGEL

THE CONFIGURATION OF LANDSCAPE IN THE SHORT STORY "INFERNO VERDE" BY ALBERTO RANGEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v12i24.16256

Palavras-chave:

Paisagem, Espaço, Natureza, Inferno Verde

Resumo

O presente artigo tem como propósito discutir de que maneira a paisagem é configurada na narrativa de Alberto Rangel, tendo como corpus de análise o conto homônimo à obra Inferno Verde. Realizou-se este estudo com vista na perspectiva de que este aspecto do espaço, é um elemento apresentado, considerando sua dinamicidade e diversidade, configurando-se em um constituinte que se arquiteta em interação com outros componentes que fazem parte da narrativa. Deste modo, como respaldo teórico usado, recorreu-se às percepções de Michel Collot em seu artigo “Pontos de vista sobre a percepção de paisagens”, em que este contribui com discussões sobre as concepções de paisagem. Além disso, apoiou-se, também, em Allison Marcos Leão da Silva, com sua tese “Representações da natureza na ficção amazonense”, na qual se detém a estudos consistentes sobre a forma de representatividade da natureza amazônica na ficção. E para melhor compreensão sobre o relato “Inferno Verde”, recorreu-se a Marco Aurélio Coelho de Paiva, estudioso que analisa o método criativo de Rangel referente à construção de uma representação da Amazônia comparada ao sertão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kenedi Santos Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro | Universidade do Estado do Amazonas

Possui Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2010) e Mestrado em Letras: Literatura Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas: Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa - GEPELIP/ UFAM e do Grupo de Estudos Semióticos: Literatura, Cultura, e outras Artes - GES/ UEA. Professor Substituto no curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) nos anos de 2012-2014 e Professor Temporário do Curso de Letras Mediado por Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) nos anos de 2015-2019. Professor Substituto do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da UFAM nos anos de 2019-2021. Atualmente está Professor Temporário no Curso de Letras do Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST/UEA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando nos seguintes temas: Literaturas de Língua Portuguesa.

Referências

COLLOT, Michel. Pontos de vista sobre a percepção de paisagens. Tradução de Denise Grimm. In. Negreiros, CARMEM; Lemos, MASÉ; Alves, IDA (Orgs.). Literatura e Paisagem em diálogo. Rio de Janeiro, Edições Makunaima, 2012.

FERREIRA, Aurélio B. H. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

FRIEDMAN, Norman. O que faz um conto ser curto? Tradução de Marta Cavalcante de Barros. In: Revista USP, São Paulo, n. 63, p. 219-230, setembro/novembro 2004.

KRÜGER, Marcos Frederico. Grande Amazônia: Veredas. In: RANGEL, Alberto. Inferno Verde: cenas e cenários da Amazônia. Manaus: Editora Valer, 2008.

LEANDRO, Rafael V. “Alberto Rangel e seu projeto literário para a Amazônia”. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília DF, 2011.

LOUREIRO, João J. P. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. 5ª ed. Manaus: Editora Valer, 2015.

MAXIMIANO, L. A. Considerações sobre o conceito de paisagem. In: R. RA´E GA, Curitiba, n. 8, p. 83-91, 2004. Editora UFPR.

PAIVA, Marco A. C. O sertão amazônico: o inferno de Alberto Rangel. In: Sociologias, Porto Alegre, ano 13, no 26, jan./abr. 2011, p. 332-362.

RANGEL, Alberto. Inferno Verde: cenas e cenários da Amazônia. Manaus: Editora Valer, 2008.

SILVA, Allison M.L. Representações da natureza na ficção amazonense. Tese (Doutorado) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

Publicado

2025-02-07

Como Citar

SANTOS AZEVEDO, K.; DE SOUZA MAR, R. A CONFIGURAÇÃO DA PAISAGEM NO CONTO “INFERNO VERDE”, DE ALBERTO RANGEL: THE CONFIGURATION OF LANDSCAPE IN THE SHORT STORY "INFERNO VERDE" BY ALBERTO RANGEL. Revista Decifrar, Manaus, v. 12, n. 24, p. e2424209, 2025. DOI: 10.29281/rd.v12i24.16256. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/16256. Acesso em: 22 fev. 2025.

Edição

Seção

TEMAS LIVRES