NOVAS CARTAS PORTUGUESAS - DO FEMINISMO À LITERATURA, DA LITERATURA AO FEMINISMO
NOVAS CARTAS PORTUGUESAS – FEMINISM TO LITERATURE, LITERATURE TO FEMINISM
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v12i23.13815Palavras-chave:
Novas cartas portuguesas; feminismos, literatura, crítica feminista, mulheres.Resumo
Desde os anos 2000, pudemos observar, de maneira mais intensa, um movimento de recuperação de obras de autoria feminina nas literaturas portuguesa e brasileira. Antes disso, em 1972, uma obra de autoria feminina múltipla de Portugal propôs literariamente uma recuperação de autoras e de temas ligados a vida das mulheres, trata-se das Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa. Nessas Novas Cartas, ao invés de compor um lamento de amor e abandono, como no mote escolhido das Cartas portuguesas, atribuídas a Mariana Alcoforado, as autoras buscam questionar a situação de opressão das mulheres, a fim de propor novas possibilidades. Por conta disso, é nosso interesse com este estudo apresentar a perspectiva da crítica feminista, para, depois, apontar a relevância social da publicação das NCP para a literatura e os feminismos portugueses, de modo a enxergar tal obra como um marco literário e feminista.
Downloads
Referências
BARRENO, Maria Isabel et alii. Novas cartas portuguesas. 2. ed. São Paulo: Círculo do Livro, 1975.
__________________________. Novas cartas portuguesas. Edição anotada. Ana Luísa Amaral (org.). Alfragide/ Portugal: Publicações Dom Quixote: 2010.
BEAVOIR, Simone de. O segundo sexo. Trad. de Sergio Meillet. São Paulo: Nova Fronteira, 2009.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
CALADO, Luciana Eleonora de Freitas. A cidade das damas: a construção da memória feminina no imagináario utópico de Christine de Pizan. Estudo e tradução. Tese de Doutorado. UFPE/Letras, 2006. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=165841 Acesso em: 05/04/2022.
FELSKI, Rita. Literature after feminism. University of Chicago Press, 2003.
KLOBUCKA, Ana. Mariana Alcoforado: formação de um mito cultural. Lisboa: Imprensa Nacional, 2006.
LAGARDE Y DE LOS RÍOS, Marcela. Los cautiverios de las mujeres. Madresposas, monjas, putas, presas y locas. Coyoacán: Universidad Nacional Autonoma de México, 2005.
__________________________________. “Enemistad y sororidad: hacia uma nueva cultura feminista”. S.d. Disponível em: http:e-mujeres.net.
WOLLSTONECRAFT, Mary. Reivindicação dos direitos da mulher. São Paulo: Boitempo, 2016.
WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. Trad. Bia Nunes de Sousa, Glauco Mattoso. São Paulo: Tordesilhas, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Priscila Finger do Prado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).