VISÕES DANTESCAS DE LUÍS HENRIQUES NO CANCIONEIRO GERAL DE GARCIA DE RESENDE: A TROVA SEGUIDA DE CANTIGA

Autores

  • Geraldo Augusto Fernandes UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ/PROFESSOR ADJUNTO

Palavras-chave:

Cancioneiro Geral de Garcia de Resende. Poemas de formas mistas. Visões. Arte Maior. Arte menor.

Resumo

Pretendo com este artigo mostrar uma modalidade inovadora da poesia dos séculos XV e XVI, nomeadamente das composições apresentadas no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, publicado em 1516. Essa modalidade seriam os poemas de formas mistas, cuja característica é usar dois ou mais poemas num só; a forma nasce nos salões nobres do período e abarcam, por exemplo, algumas trovas seguidas de uma cantiga, caso que estudo neste trabalho. O poema escolhido é do poeta Luís Henriques que, em versos de arte maior e menor, discorre sobre umas visões que teria tido quando em São João da Mina durante a conquista da África. Essas visões fazem parte de novo gênero desenvolvido pelos poetas palacianos no tempo em que Dante Alighieri começava a ser cultuado na Península Ibérica. Nos dois poemas, o registro é de sofrimento do eu lírico que não sabe definir o porquê de sua pena e procura respostas dirigindo-se a três entidades mitológicas – a Tristeza, a Congoxa e a Esperança. Luís Henriques vale-se de uma composição erudita em versos maiores e de uma popular em versos reais numa cantiga que encerra o poema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS

Fontes Primárias

CANCIONEIRO Geral de Garcia de Resende. Fixação do texto e estudo por Aida Fernanda Dias. Maia: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1990-1993. Volumes I a IV.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOSCH, Estela Pérez. La métrica del Cancionero general y LB1 In: Historia de la métrica medieval castellana. San Millán de la Cogolla: Celengua. 2016.

CASAS RIGALL, Juan. Agudeza y retórica en la poesia amorosa de cancionero. Santiago de Compostela: Universidade, Servicio de Publicacións e Intercambio Científico, 1995.

DIAS, Aida Fernanda. Cancioneiro Geral de Garcia de Resende. A Temática. Maia: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1998. Vol. V.

LAUSBERG, Heinrich. Elementos de Retórica literária. Trad. R. M. Rosado Fernandes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1966. 293p.

LÁZARO CARRETER, Fernando. Estudios de la poética. (La obra en si). Madri: Taurus, 1979.

LE GENTIL, Pierre. La poésie lyrique espagnole et portugaise à la fin du Moyen âge: les thèmes, les genres et les formes. 2 vol. Rennes: Plihon, 1949-52.

MORAN CABANAS, Maria Isabel. Traje, Gentileza e Poesia. Moda e Vestimenta no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende. Lisboa: Ed. Estampa, 2001. Colecção Leituras, 9.

NEBRIJA, Antonio. Gramática castellana. Ed. Miguel Angel Esparza e Ramón Sarmiento. Madri: Fundación Antonio de Nebrija, 1992.

__________. Gramática de la lengua castellana. Disponível em: . Acesso em: 26.3.08.

PADEN, William D. Principles of generic classification in the medieval european lyric: the case of galician-portuguese. Speculum. A journal of medieval studies, Cambridge, Massachusetts, v. 81, n. 1, p. 76-96, jan.,2006.

RUGGIERI, Jole. Il canzoniere di Resende. Genève: Leo S. Olschki, S.A., 1931, p. 102.

SAID ALI, M. Versificação Portuguesa. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1948.

Obra de referência

DIAS, Aida Fernanda. Cancioneiro Geral de Garcia de Resende – Dicionário (Comum, Onomástico e Toponímico). Maia: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2003. Volume VI.

Downloads

Publicado

2024-06-24

Como Citar

Fernandes , G. A. (2024). VISÕES DANTESCAS DE LUÍS HENRIQUES NO CANCIONEIRO GERAL DE GARCIA DE RESENDE: A TROVA SEGUIDA DE CANTIGA. Revista Decifrar, 12(23), 323–333. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/11786

Edição

Seção

VÁRIA – POEMAS, CRÔNICAS, CONTOS, ENSAIOS, CAPÍTULOS DE ROMANCE