O PODERIO DA EDUCAÇÃO: CURRÍCULO E PRÁTICA PARA TODOS INCLUSIVE PARA AS MINORIAS
Resumo
O debate sobre a interculturalidade dentro das escolas ainda é desafiador para agentes, quando se deparam com as necessidades práticas de promover a cidadania e o respeito à diversidade em sala de aula. Partindo do princípio de que a escola é, em sua essência, o lugar de todos, compreende-se que nela deve-se aprender e ensinar sobre respeitar, enfatizar e enaltecer as diferentes identidades. Nesse sentido, a promulgação de leis como a Lei 10.436/2002 (BRASIL, 2002) que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no âmbito nacional e promove o ensino bilíngue nas escolas com alunos surdos, e a Lei 10.639/2003 (BRASIL, 2003), que obriga o ensino da cultura negra e histórias africanas nas escolas, constituem avanços no âmbito teórico, embora na prática escolar cotidiana ainda sejam pouco evidentes e marginalizados. Esta pesquisa, classificada como bibliográfica e documental (GIL, 2002), objetiva refletir acerca de grupos de minorias e sua representatividade literária e cultural no contexto escolar. Para isso, foram estudados autores de três áreas de pesquisa: povos minoritários, comunidade surda e comunidade negra, a partir de estudos realizados por, respectivamente, Lênin (2010) e Gramsci (1978) sobre povos minoritários, Strobel (2008), sobre comunidade surda e Silva (21995), além de documentos legais que amparam a educação de grupos minoritários. Como resultado, é evidente a existência de amparos jurídicos que fomentam uma educação intercultural, anti-racista e acessível a todos, porém ainda se encontram entraves na execução de práticas e de materiais didáticos e literários que abordem comunidades minoritárias, como as comunidades surda e africana,.
Palavras-chave: Minorias. Currículo. Comunidade negra. Comunidade surda. Povo originário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Decifrar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).