CHAMADA PARA VOLUME 9, NÚMERO 18, 2021/2 - "Vozes do feminino na Literatura"

2021-07-02

O Volume 9 Número 18 da Revista Decifrar será dedicado ao tema "Vozes do feminino nas literaturas de língua portuguesa". A abordagem temática pretende explorar as diversas formas de expressão da voz feminina nas literaturas de língua portuguesa. O recorte pode ser de autoria feminina, sobre a temática feminina, ou sobre as múltiplas expressões de gênero oriundas do feminino.

Incluímos na chamada textos que dialoguem com o ensino da temática nas escolas e universidades, bem como as abordagens sobre as múltiplas facetas da mulher na literatura, seja a mulher viajante, a mulher migrante, a mulher subalternizada, a mulher militante, bem como a mulher indígena, a mulher negra ou mulher trans. A expectativa para as publicações deste Volume é de trabalhos que explorem estudos da crítica nacional e internacional sobre o lugar da Mulher na Literatura e na sociedade e os estudos de gênero.

Outras áreas do conhecimento podem e devem ser exploradas em estudos interdisciplinares e/ou transdisciplinares, ou ainda sob a perspectiva do comparatismo literário, desde que o objetivo e o objeto principal seja a arte literária e a voz feminina.

 

Este número da Revista Decifrar espera receber artigos em língua portuguesa, espanhola, francesa, inglesa. A previsão para a publicação dos artigos que obtiverem a anuência dos pareceristas é dezembro de 2021.

 

Serão aceitos trabalhos de pesquisadores doutores, mestres e alunos de Pós-graduação.

 

Ressalta-se que serão acolhidos, ainda, outros artigos e ensaios inéditos, desde que mantenham estreita relação com a proposta da Revista. Também serão aceitos trabalhos sobre as literaturas publicadas em língua portuguesa para os temas livres e a seção vária – entrevistas, resenhas, ensaios, contos, crônicas, poemas etc.

 

Temas Livres: A revista recebe colaborações para a seção de tema livre, onde são publicados artigos de diversas abordagens sobre a literaturas de língua portuguesa.

 

Seção vária: As resenhas devem ser de obras de ficção, poesia, crítica literária e teoria literária publicadas nos últimos 24 meses. As entrevistas devem ser correlatas à temática deste Volume da Revista.

 

Os textos devem ser submetidos até o dia 30 de setembro de 2021, tendo em vista que esta edição corresponderá ao período jul-dez 2021.

 

Responsáveis pelo volume e número:

 

Veronica Prudente Costa (UFRR); Rosidelma Fraga (UFRR) e Sheila Praxedes (UFRR)