A INVISIBILIDADE DA DISCUSSÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO AMAZONAS

Autores

Resumo

O respectivo trabalho tem o objetivo de debater a invisibilidade das discussões acerca da Política de Educação
Especial no contexto da Educação Escolar Indígena na região amazônica, sobretudo, no Amazonas. Os métodos
bibliográfico e documental foram eleitos para desenvolver a pesquisa. Faz-se uso de uma abordagem qualitativa, que busca compreender os sentidos e os significados das questões apresentadas no trabalho, no que diz respeito à interface entre Educação Especial e a Educação Escolar Indígena. Como resultado, observou-se que a atual política educacional, por mais que preconize a interface Educação Especial na Educação Indígena, não possui orientações específicas para o processo de atendimento especializado aos povos indígenas. A invisibilidade dessa discussão está relacionada à falta de elaboração de políticas públicas específicas sobre educação especial que considere as particularidades dos povos indígenas no que tange às diversidades culturais. Sendo assim, a atual política de Educação Especial segue padrões da cultura dominante não indígena, distinta das culturas dos povos indígenas (BANIWA, 2019).

Biografia do Autor

Reinaldo Oliveira de Menezes, UFAM

Doutorando em Educação. Mestrado em Educação (2020) e Especialista em Ensino de Filosofia
(2019) ambas pela Universidade Federal do Amazonas. Membro do Núcleo de Pesquisa Estudos de Linguagens da Amazônia  - Nel-Amazônia/UFAM/CNPq.

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas. Possui doutorado em Linguística pela
Universidade Federal da Paraíba (2013); mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2009);
graduação em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Líder do Núcleo de Estudos de Linguagens
da Amazônia (Nel-Amazônia/CNPq). Membro do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da
Universidade Federal do Amazonas. Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos da
Linguagem da Universidade Federal Fluminense - UFF. Foi membro titular da Câmara de Assessoramento
Científico FAPEAM (2015-2016). Atualmente desenvolve pesquisa relacionada ao português indígena Sateré-
Mawé do Baixo Amazonas, além de estudos vinculados às áreas de Linguística Indígena e Linguística Aplicada
com ênfase nos seguintes temas: educação escolar indígena, política linguística, bilinguismo, gêneros textuais,
letramento, ensino aprendizagem da escrita e da leitura, produção textual, ensino de línguas e sobre gêneros
textuais jornalísticos na perspectiva bakhtiniana e pecheutiana. E-mail: india.parintintins@gmail.com

Publicado

2021-11-01

Edição

Seção

Publicações de Anais de Eventos