A INVISIBILIDADE DA DISCUSSÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO AMAZONAS

Autores

Resumo

O respectivo trabalho tem o objetivo de debater a invisibilidade das discussões acerca da Política de Educação
Especial no contexto da Educação Escolar Indígena na região amazônica, sobretudo, no Amazonas. Os métodos
bibliográfico e documental foram eleitos para desenvolver a pesquisa. Faz-se uso de uma abordagem qualitativa, que busca compreender os sentidos e os significados das questões apresentadas no trabalho, no que diz respeito à interface entre Educação Especial e a Educação Escolar Indígena. Como resultado, observou-se que a atual política educacional, por mais que preconize a interface Educação Especial na Educação Indígena, não possui orientações específicas para o processo de atendimento especializado aos povos indígenas. A invisibilidade dessa discussão está relacionada à falta de elaboração de políticas públicas específicas sobre educação especial que considere as particularidades dos povos indígenas no que tange às diversidades culturais. Sendo assim, a atual política de Educação Especial segue padrões da cultura dominante não indígena, distinta das culturas dos povos indígenas (BANIWA, 2019).

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Biografia do Autor

Reinaldo Oliveira de Menezes, UFAM

Doutorando em Educação. Mestrado em Educação (2020) e Especialista em Ensino de Filosofia
(2019) ambas pela Universidade Federal do Amazonas. Membro do Núcleo de Pesquisa Estudos de Linguagens da Amazônia  - Nel-Amazônia/UFAM/CNPq.

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas. Possui doutorado em Linguística pela
Universidade Federal da Paraíba (2013); mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2009);
graduação em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Líder do Núcleo de Estudos de Linguagens
da Amazônia (Nel-Amazônia/CNPq). Membro do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da
Universidade Federal do Amazonas. Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos da
Linguagem da Universidade Federal Fluminense - UFF. Foi membro titular da Câmara de Assessoramento
Científico FAPEAM (2015-2016). Atualmente desenvolve pesquisa relacionada ao português indígena Sateré-
Mawé do Baixo Amazonas, além de estudos vinculados às áreas de Linguística Indígena e Linguística Aplicada
com ênfase nos seguintes temas: educação escolar indígena, política linguística, bilinguismo, gêneros textuais,
letramento, ensino aprendizagem da escrita e da leitura, produção textual, ensino de línguas e sobre gêneros
textuais jornalísticos na perspectiva bakhtiniana e pecheutiana. E-mail: india.parintintins@gmail.com

Publicado

2021-11-01

Edição

Seção

Publicações de Anais de Eventos