A INVISIBILIDADE DA DISCUSSÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO AMAZONAS
Resumo
O respectivo trabalho tem o objetivo de debater a invisibilidade das discussões acerca da Política de Educação
Especial no contexto da Educação Escolar Indígena na região amazônica, sobretudo, no Amazonas. Os métodos
bibliográfico e documental foram eleitos para desenvolver a pesquisa. Faz-se uso de uma abordagem qualitativa, que busca compreender os sentidos e os significados das questões apresentadas no trabalho, no que diz respeito à interface entre Educação Especial e a Educação Escolar Indígena. Como resultado, observou-se que a atual política educacional, por mais que preconize a interface Educação Especial na Educação Indígena, não possui orientações específicas para o processo de atendimento especializado aos povos indígenas. A invisibilidade dessa discussão está relacionada à falta de elaboração de políticas públicas específicas sobre educação especial que considere as particularidades dos povos indígenas no que tange às diversidades culturais. Sendo assim, a atual política de Educação Especial segue padrões da cultura dominante não indígena, distinta das culturas dos povos indígenas (BANIWA, 2019).