LÁ (NÃO) EXISTE UMA TERRA PARA CHAMAR DE MINHA: UMA PROPOSTA CRÍTICO DECOLONIAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.

Autores

  • Maria Fernanda do Nascimento

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo promover reflexões acerca do ensino de língua portuguesa através de uma óptica curricular pós-crítica e decolonial. Para isso, adota-se a perspectiva da Linguística Aplicada Crítica (RAJAGOPALAN, 2003) e a concepção funcionalista-discursiva para o tratamento da linguagem na segunda etapa do Ensino Fundamental. Sendo assim, foi desenvolvida uma análise sobre as questões relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa que abordam identidade indígena a partir dos documentos norteadores da educação brasileira e foram apresentados apontamentos para a construção de um ensino de língua integral na medida em que leve em consideração as teorias de currículo, as diferentes abordagens paradigmáticas do ensino e as concepções de língua(gem) mais adequadas para propiciar um ensino que considere as múltiplas identidades dos sujeitos

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Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Publicações de Anais de Eventos