REPERCUSSÃO DA PRÁTICA DO TEATRO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE TERRA-FIRME NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM

Autores

  • Adria Helena Xavier Albuquerque Universidade federal do Amazonas-Ufam
  • Aldo Albuquerque Universidade Federal do Amazonas
  • Marinez França de Souza Universidade Federal do Amazonas -UFAM

Resumo

O presente artigo apresenta algumas possibilidades metodológicas para a prática teatral em escolas do campo, realizada com alunos do Ensino Fundamental II de uma escola de terra-firme da Comunidade de “Nossa Senhora de Nazaré do Zé Açú”, localizada na zona rural do município de Parintins, no interior do estado do Amazonas. O objetivo desse trabalho foi identificar como a sistematização do uso de técnicas do teatro pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem desses grupos. A investigação partiu da problemática envolvendo a necessidade de estimular uma prática teatral com ênfase no desenvolvimento intelectual e sociocultural dos alunos e não somente direcionada à atividades recreativas. Assim sendo, definiu-se como objetivos específicos:  realizar um levantamento bibliográfico acerca das técnicas de Jogos Teatrais de Spolin e das técnicas de Representação de Burnier;  aplicar as metodologias destas técnicas através de Oficinas de Teatro visando estimular as habilidades dos alunos na construção de um roteiro contendo local, enredo, personagens, ação e diálogos definidos em grupo e contextualizados com a realidade da comunidade em que vivem, e; relacionar e avaliar os benefícios e dificuldades encontrados pelos alunos durante o processo de adaptação as técnicas teatrais. O estudo tem por justificativa a relevância sociocultural em valorizar as tradições do homem amazônida e a relevância educacional em estimular a prática do teatro na escola. A metodologia da pesquisa é norteada pelo Método Dedutivo, de natureza aplicada e de abordagem qualitativa do tipo explicativa com procedimentos de pesquisa de campo, na modalidade de pesquisa-ação com amostragem não probabilística. Os dados foram coletados por meio de observação participante, registro de caderno de campo e entrevistas com os alunos e comunitários. Quanto aos resultados, espera-se que o estudo possa contribuir para os educadores da área da Pedagogia no município de Parintins-Am, bem como os demais pesquisadores de outras áreas educacionais ou artísticas que tem interesse pelo tema.

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Publicado

2021-11-01

Edição

Seção

Publicações de Anais de Eventos