VANTAGENS SOCIOECONÔMICAS DO ENSINO À DISTÂNCIA PARA OS ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR DE CIDADES DE PEQUENO PORTE

Autores

  • Vladimir Ferreira Lucio da Silva

Resumo

O acesso ao ensino superior ainda é bastante restrito em algumas cidades do nosso país. Muitas vezes, os universitários, por não serem ofertados em sua cidade os cursos que desejam concluir, têm de se deslocar para outros municípios, perdendo horas de seu dia durante viagens de ida e volta e gerando gastos elevados com transporte. Este é o caso da cidade de São Bento – PB. Muitos dos estudantes utilizam do transporte público da cidade para se deslocar até cidades como Caicó – RN e Patos – PB, pois nessas cidades são ofertados cursos que não são ofertados na própria São Bento. Além dos problemas citados, em 2020 houve a pandemia de COVID-19, provocada pelo vírus Sars-Cov-2, que prejudicou bastante o ensino presencial, fazendo com que tanto os docentes quanto os discentes tivessem de se adaptar ao ensino à distância, ou mesmo ao método híbrido de ensino, que alterna entre o ensino presencial e o ensino virtual. Este artigo tem como propósito mostrar as vantagens socioeconômicas do ensino à distância para cidades de pequeno porte, apresentando uma melhor economicidade, uma educação mais inclusiva, mais produtiva por tornar o tempo do aluno menos ocioso, e mais segura diante da pandemia de COVID-19. Para este trabalho foram extraídos dados da transparência do município de São Bento, e dados geográficos obtidos através da ferramenta Google Maps com o intuito de formular a problematização. Foi utilizada também a plataforma virtual da Universidade Cruzeiro do Sul como exemplo de ensino à distância.

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Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Publicações de Anais de Eventos