O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE TEORIAS, PRÁTICAS E METODOLOGIAS

Autores

  • Luane Michelle Carvalho da Costa

Resumo

Este artigo tem a finalidade de apresentar algumas discussões sobre a importância do ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental, em que a participação do pedagogo enquanto professor regente em sala de aula é essencial para um ensino de história significativo, utilizando as teorias, práticas e metodologias que valorizem e reconheçam o aluno como ser histórico- cultural e autônomo. Um ser totalmente capaz de produzir e reproduzir saberes de maneira reflexiva, crítica e de forma consciente e participativa. No escopo do trabalho apontam-se questões sobre o ensino da história, do conhecimento histórico e as bases normativas e curriculares para o ensino de história nos anos iniciais. Além de reflexões sobre as práticas pedagógicas e a ação de um professor transformador. Como suporte teórico-metodológico utilizou-se documentos oficias: BNCC (2017); LDBEN nº 9394/1996; PCNs (1997) e alguns teóricos que abordam sobre a temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através da análise e revisão critica de literatura que permitiu constatar que no ensino de história nos anos iniciais ainda predomina práticas e metodologias docentes com algumas limitações e em padrões tradicionais, implicando no desenvolvimento de um ensino de história significativo.  Este artigo é um recorte do trabalho de conclusão do curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional- UNINTER.

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Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Publicações de Anais de Eventos