NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO “ESCOLARIZADA” E OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA AWAETE-PARAKANÃ

Autores

  • Ribamar Ribeiro Junior

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar algumas reflexões sobre a educação escolarizada para os Awaete-Parakanã e os modos como buscam um ensino diferenciado. Propõe-se um olhar sobre os processos educativos desenvolvidos após o contato e os apontamentos sobre as demandas recentes por uma educação escolar indígena diferenciada, reivindicação dos Awaete-Parakanã para as instituições de ensino na região do Sudeste do Pará. Esta escrita reflete a ideia da constituição de um diagnóstico da situação de escolarização dos Awaete-Parakanã, havendo, portanto, um olhar cuidadoso em relação aos relatórios das assessorias e dos processos recentes de articulação que envolvem a experiência de construção de um projeto de ensino, conforme demanda dos Awaete-Parakanã, a partir da luta pela autonomia na gestão de seu território. Para tanto, vale ressaltar que é necessário abordar o processo de tutela e que também há um processo de transformação em curso, que parte da transição entre o fim do programa assistencialista e uma busca por autonomia que prevê, sobretudo, uma educação diferenciada que os ajude a se articular com o mundo dos toria (brancos).

Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Publicações de Anais de Eventos