FORMAÇÃO DE PROFESSORES YANOMAMI: UM PROJETO DIFERENCIADO
Resumo
Este estudo pretendeu analisar a formação de professores Yanomami enquanto projeto diferenciado, investigação oriunda de Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Tratou-se de uma pesquisa Bibliográfica e Documental, de natureza qualitativa. As análises mostraram que os processos de formação se beneficiariam com uma imersão dos professores formadores e consultores napë na cultura e língua Yanomami, para terem ao menos uma ideia das possibilidades de interação e melhor planejar suas atividades, pois os relatórios registraram expectativas “frustradas”, diante da impossibilidade de interações diretas, com relatos de inviabilização de processos proveitosos de interculturalidade. Como qualquer projeção educacional, o conhecimento precisa ser contextualizado, o que demanda tempo e foco no objeto, todavia há muitos conhecimentos construídos pelos Yanomami e profissionais da SECOYA, que têm grande familiaridade com a interculturalidade na prática das vivências nos xapono, necessitando, porém, discutir como tirar proveito dessas zonas interculturais no espaço da escola.