A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Cila Mariá Ferreira Fonseca de Oliveira
  • Giovana de Oliveira Ribeiro SEMED/Manaus

Resumo

Devido à situação sanitária que assolou o mundo em 2020, em decorrência da pandemia do Coronavírus, as esferas públicas e privadas a nível nacional foram afetadas de inúmeras formas, desde o fechamento do comércio, o que gerou uma alta de desempregos, até o colapso da rede de saúde e a morte de centenas de pessoas vitimadas pelo novo vírus. No campo da Educação não foi diferente, porque com o fechamento das escolas e a suspensão das aulas, alunos, pais e professores temeram pela perda e prejuízo do ano letivo. Neste artigo abordaremos, primeiramente, sobre as comunidades indígenas atendidas pela Secretaria Municipal de Educação/SEMED na cidade de Manaus e os impactos provocados pelo novo vírus na continuidade do ensino e aprendizagem nestas comunidades. A partir desse contexto traçaremos uma reflexão acerca da solução viável utilizada para a continuidade da Educação Escolar Indígena promovida pela SEMED/Manaus através de sua Gerência de Educação Escolar Indígena/GEEI. Os procedimentos metodológicos centram-se na revisão de literatura e legislação educacional, e na observação das atividades de assessoramento pedagógico coordenadas pela GEEI, durante o período de pandemia, que acompanha 04 (quatro) Escolas Indígenas/EIs

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Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Publicações de Anais de Eventos