Educação de jovens e adultos: percursos e conflitos

Autores

  • Antonio Carlos Dos Santos Cruz Universidad Autónoma de Asunción/Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v4i2.5310

Resumo

O presente artigo teve como objetivo geral demonstrar, no âmbito da EJA, os resultados de entrevistas realizadas diretamente com os atores sociais, no município de Vila Velha – ES, analisando suas perspectivas. A importância de se discutir acerca dos caminhos pedagógicos a serem percorridos com vistas a sanar as problemáticas encontradas é o que justifica a realização deste trabalho, tanto social, como academicamente. Considerando-se o caráter explicativo da pesquisa, depreende-se que a abordagem metodológica utilizada é qualitativa. Constatou-se que os professores valorizam profundamente sua relação com os estudantes, sentindo-se exemplos para eles. Dentre as dificuldades apontadas, sobressaiu a questão do multisseriamento. Concluiu-se, como ponto mais relevante das informações coletadas, a perspectiva adotada pela grande maioria dos professores da EJA, da importância dos alunos da EJA estarem preparados profissionalmente, preparados para o mercado de trabalho. Essa é uma postura que coaduna completamente com a consolidação do pensamento elitista e dualista.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Dos Santos Cruz, Universidad Autónoma de Asunción/Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Tecnologia em Metalurgia e Materiais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES (2006). Cursou Licenciatura em Química até o 5º período, trancando o curso, posteriormente. Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade de Nova Venécia (2009). Especialista em Matemática pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010). Mestrado em Ciências da Educação na Universidad Del Norte (2012). Doutorado em Ciências da Educação na Universidad Autónoma de Asunción (2019).

Publicado

2020-02-04

Como Citar

CRUZ, A. C. D. S. Educação de jovens e adultos: percursos e conflitos. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 01–17, 2020. DOI: 10.29280/rappge.v4i2.5310. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/5310. Acesso em: 26 abr. 2024.