Atendimento psicopedagógico aos Residentes do Hospital Universitário Getúlio Vargas
DOI:
https://doi.org/10.60104/revhugv9880Palavras-chave:
Atendimento Psicopedagógico. Residentes. Aprendizagem.Resumo
Esta pesquisa teve como proposta é investigar aspectos psicopedagógicos que envolvem o aprendizado e motivação dos residentes médicos e multiprofissionais quanto aos aspectos psicológicos e educacionais que envolvem a formação durante o período de Especialização em campo de prática. Entre os procedimentos metodológicos foi proporcionado o suporte Psicopedagógico como facilitador de conflitos e processos mentais associados ao desenvolvimento de competências e habilidades à atuação profissional. Os resultados obtidos evidenciaram que é importante a existência de um serviço de atendimento que vise auxiliar e fortalecer a manutenção da qualidade de vida no trabalho e do aprendizado por meio da criação de um Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) destinado ao acolhimento dos residentes médicos e multiprofissionais do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).
Downloads
Referências
Anderson H, Goolishian H. O cliente é o especialista. In: A terapia como construção social. Porto Alegre: Artes Médicas;1998. p.51-65.
Santos MB. Quem é o psicopedagogo institucional numa instituição de nível superior? [publicação na web]; 2010. Acesso em 26 de novembro de 2019. Disponível em https://www.psicopedagogia.com/psicopedagogo-institucional
Porto O. Psicopedagogia institucional: teoria, prática e assessoramento psicopedagógico. Rio de Janeiro: Editora Wak, 2006.
Martins LA. Residência Médica: Estresse e Crescimento. Psychiatry on line Brasil, vol.3, num.10. [publicação na web], 1998. Disponível em http://www.polbr.med.br/ano98/resid2.php. Acesso em: 11 de agosto de 2016.
Leon AD. Reafirmando o Lúdico como Estratégia de Superação das Dificuldades de Aprendizagem. Revista Ibero-americana de Educação, n. 56/3, p. 1-15, out. 2011.
SacchettoKK, et al. O Ambiente Lúdico como Fator Motivacional na Aprendizagem Escolar. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. São Paulo, v.11, n.1, p. 28-36. 2011.