Emprego da medicina tradicional chinesa na saúde mental dos profissionais de Enfermagem

Autores

  • Ronaldo Ramos Batista UFAM
  • Sandra Greice Becker UFAM

DOI:

https://doi.org/10.60104/revhugv9876

Palavras-chave:

Auriculoterapia. Terapias complementares. Equipe de Enfermagem. Acupuntura.

Resumo

Objetivo: o ensaio clínico objetivou avaliar a eficácia da auriculoterapia com semente de mostarda sobre os níveis de estresse na equipe de enfermagem do Hospital Universitário Getúlio Vargas. Metodologia: 61 profissionais de enfermagem foram Randomizados em 2 grupos: grupo 1 Intervenção e grupo 2 controle. Os participantes receberam 8 sessões de auriculoterapia, nos pontos Shemen, Rim, Tronco Cerebral, Fígado, Coração e ponto da ansiedade, Tendo sido avaliados antes e depois das sessões, através da Lista de Sintomas de Stresse de Vasconcelos (LSS). Resultados: Foram avaliados uma totalidade de 71 participantes sendo: 17 enfermeiros e 54 técnicos de enfermagem de diversos setores do Hospital Universitário Getulio Vargas: Centro Tratamento e Terapia Intensiva (CTI), Centro Cirúrgico, Clinica Cirúrgica e Clínica Médica. Destes apenas 61 se tornaram elegíveis para a pesquisa. Conclusão: a auriculoterapia no combate o estresse apontou resultados significativos, pois, 80% dos que concluíram a pesquisa do grupo intervenção obtiveram escore menores, avaliados através da lista de sintoma de estresse.

Referências

BARRETO BMF; Silva RP; Camacho ACLF; Oliveira BGRB; Valente GSC. A interferência do estresse no trabalhador de enfermagem no ambiente hospitalar e sua relação como fator de risco para a ocorrência de câncer. Rev. de Pesquisa Cuidado é Fundamental. online 2016. abr./jun. 8(2):4154-4167

RODRIGUES CCFM; SANTOS VEP. O corpo fala: aspectos físicos e psicológicos do estresse em profissionais de enfermagem. Rev. de Pesquisa Cuidado é Fundamental. online 2015. out./dez. 7(4):3587-3596.

SMELTZER, SC; BARE, BG. Brunner & Suddarth - Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. Guanabara Koogan. 10ª Ed. Rio de Janeiro, 2005. V. I, P. 86.

ROCHA E SOUZA, TMM. Auriculoterapia: aula de auriculoterapia do curso de Formação. Agosto/2011.

KUREBAYASHI, LFS; GNATTA, JR; BORGES, TP; SILVA, MJP. Aplicabilidade da auriculoterapia para reduzir estresse e como estratégia de coping em profissionais de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem Artigo Original 20(5):[08 telas] set.-out. 2012. Disponível em: http://www.eerp.usp.br/rlae.

KUREBAYASHI, LFS; SILVA, MJP. Eficácia da auriculoterapia chinesa para o estresse em equipe de enfermagem: ensaio clínico randomizado. Rev. Latino-Am. Enfermagem. v. 22, n. 3, p. 377, maio-jun. 2014.

GIL, AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Downloads

Publicado

2021-10-19

Edição

Seção

Resumo Expandido PAIC/HUGV