Os desafios da gestão escolar no contexto da sociedade do conhecimento e as implicações na atuação docente

Autores

  • Makson Ivaldo Castelo Silva UFAM
  • Francisco de Assis Oliveira Alencar

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa que objetiva investigar os desafios da gestão escolar no contexto da sociedade do conhecimento e as implicações na atuação docente. O processo metodológico teve uma abordagem qualitativa, discorrendo sobre o dinamismo social e as mudanças na escola, as funções do gestor escolar em uma sociedade dinâmica, as contribuições da formação continuada para os gestores educacionais, e os desafios enfrentados pelos gestores escolares diante da demanda de alunos no contexto da contemporaneidade. Através da pesquisa de campo foi possível caracterizar o perfil dos gestores, identificando as necessidades formativas da equipe gestora e levantando possibilidades para melhoria dos processos de gestão das unidades escolares investigadas. Os dados evidenciaram que a formação dos gestores é deficitária, as gestoras evidenciaram estar conscientes das mudanças sociais, além de aceitarem que a formação continuada do gestor escolar implica na melhoria do ensino promovido pela escola.

 

Palavras-chave:

Formação continuada. Gestão Escolar. Sociedade do Conhecimento. Atuação Docente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Makson Ivaldo Castelo Silva, UFAM

Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Especialista em Docência e Pesquisa do Ensino Superior e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA).

Francisco de Assis Oliveira Alencar

Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA), e em Gestão Educacional pela Faculdade Latino-americana de Educação (FLATED). Possui licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Downloads

Publicado

2015-07-07

Edição

Seção

Artigos