Os desafios da gestão escolar no contexto da sociedade do conhecimento e as implicações na atuação docente
Resumo
O presente artigo resulta de uma pesquisa que objetiva investigar os desafios da gestão escolar no contexto da sociedade do conhecimento e as implicações na atuação docente. O processo metodológico teve uma abordagem qualitativa, discorrendo sobre o dinamismo social e as mudanças na escola, as funções do gestor escolar em uma sociedade dinâmica, as contribuições da formação continuada para os gestores educacionais, e os desafios enfrentados pelos gestores escolares diante da demanda de alunos no contexto da contemporaneidade. Através da pesquisa de campo foi possível caracterizar o perfil dos gestores, identificando as necessidades formativas da equipe gestora e levantando possibilidades para melhoria dos processos de gestão das unidades escolares investigadas. Os dados evidenciaram que a formação dos gestores é deficitária, as gestoras evidenciaram estar conscientes das mudanças sociais, além de aceitarem que a formação continuada do gestor escolar implica na melhoria do ensino promovido pela escola.
Palavras-chave:
Formação continuada. Gestão Escolar. Sociedade do Conhecimento. Atuação Docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Revista Elaborar está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.