Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam <p style="text-align: justify;">Sejam bem-vindos à <strong>“Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia (RESBAM) - ISSN 2675-4525</strong>, uma revista semestral, sem custos e de acesso aberto (<span style="color: #000000;">Green Road Open Access</span>), idealizada pelo Curso de Biotecnologia do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), centro que abriga e desenvolve trabalhos relacionados aos cursos de Ensino (Ciências: Biologia e Química e Ciências: Matemática e Física), Saúde (Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Medicina) e Biotecnologia. Apresenta como missão promover a investigação científica e divulgar o conhecimento e experiências no campo dessas três grandes áreas, com principal interesse nas iniciativas e pesquisas aplicadas na região da Amazônia continental, tornando-se um espaço de publicação e de reflexão. As submissões de trabalhos é de fluxo contínuo e são realizadas pela forma eletrônica na língua portuguesa.</p> <p style="text-align: left;">Siga e participe da RESBAM no Facebook: <a href="https://www.facebook.com/resbam.isb">https://www.facebook.com/resbam.isb</a></p> pt-BR <p style="text-align: justify;">Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a <a href="https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/">Licença Creative Commons Attribution</a> 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</p> <ul style="text-align: justify;"> <li class="show">Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja <a href="http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html" target="_new">O Efeito do Acesso Livre</a> - <span style="color: #000000;">Green Road </span>).</li> </ul> <p style="text-align: justify;">&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> mapsfurtadoresbam@gmail.com (Maria Aparecida Silva Furtado) natverdasca@yahoo.com.br (Natasha Verdasca Meliciano e Olavo Pinhatti Colatreli) Wed, 25 Aug 2021 10:16:42 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Condições estruturais e uso dos laboratórios de química nas escolas públicas do ensino médio no município de Coari //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8081 <p>Os Laboratórios de Ciências são espaços de ensino que fazem a diferença na aprendizagem de conteúdos teóricos avaliados como complexos pelos estudantes do Ensino Médio. São essas atividades que contribuem de maneira significativa para a compreensão de conteúdos teóricos abordados em sala de aula, no entanto, nem todas as escolas disponibilizam desse tipo de espaço para a realização atividades experimentais. Este trabalho teve como objetivo a realização de levantamento a respeito das Escolas Estaduais do município de Coari/AM, se as mesmas disponibilizam ou não de Laboratórios de Ciências, assim como, condições estruturais, materiais existentes, a frequência de uso do Laboratório de Química. Como parte do trabalho, utilizou-se a metodologia qualitativa e quantitativa, onde foram realizadas visitas às escolas com aplicação de questionários contendo perguntas abertas e fechadas, sobre as condições e frequência de uso dos laboratórios para as aulas experimentais, direcionadas aos professores que atuavam na disciplina de Química. Após a aplicação dos questionários foi possível verificar que dentre as principais dificuldades enfrentadas pelos professores se referem às estruturas precárias dos laboratórios somado à falta de materiais e reagentes, além do relato de falta de tempo para planejamento e realização das atividades experimentais em turmas com grande número de aluno por sala de aula. Por fim, foi possível verificar a importância das aulas práticas como complemento ao conteúdo estudado em sala de aula, pois as aulas experimentais podem despertar maior interesse do aluno pela disciplina, tornando a Química mais atraente e melhorando o aprendizado do aluno.</p> Thalita Thaila Oliveira da Silva, Vera Lúcia Imbiriba Bentes Copyright (c) 2021 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado. //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8081 Tue, 24 Aug 2021 00:00:00 +0000 Uso de piquiá (Caryocar villosum) como fonte de produtos biotecnológicos //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8215 <p>O uso de frutas amazônicas vem conquistando o mercado nacional e internacional devido as pesquisas que indicam as propriedades biológicas presentes nos seus extratos. Entre as frutas tem-se o piquiá (<em>Caryocar villosum</em>). O objetivo desse trabalho foi a utilização biotecnológica do piquiá para produção de sabonete esfoliante usando casca, polpa e semente. O método realizado foi o preparo do extrato glicólico e a formulação do modo de preparo do sabonete. Realizou-se 7 testes Físico-químicos de qualidade do sabonete. Foi possível observar uma boa consistência e resistência dos produtos. Os resultados demonstraram que o fruto piquiá pode ser utilizado de forma integral como produto cosmético e animam estudos futuros para análises mais específicas.&nbsp;&nbsp;</p> Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Erica da Silva Souza Copyright (c) 2021 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado. //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8215 Tue, 24 Aug 2021 00:00:00 +0000 Doenças tropicais negligenciadas sob a perspectiva de graduandos de um curso de Ciências Biológicas a distância //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8661 <p>Neglected tropical diseases affect thousands of people every year. Ignored by the pharmaceutical industry and with low investment in research, these diseases, despite reaching different social classes, are concentrated in low-income populations. Intends to analyze the perception of undergraduate Biological Sciences students regarding the study of six neglected diseases transmitted by arthropods. Initially, the incidence profiles of six diseases were obtained (Chagas disease; dengue fever; spotted fever; leishmaniasis; malaria, and yellow fever), from 2007 to 2017. A questionnaire was also designed for undergraduate students in a Biological Sciences course. Fifteen students from different poles participated in the research. Most participants consider the study of these diseases in high school to be essential. Participants stated that, during graduation, they learned mainly about yellow fever, leishmaniasis and Chagas disease. Considering all aspects (etiologic agent, vector, symptoms prophylaxis, and life cycle), we observed that dengue (96%) and Chagas disease (76%) are the best known by students, and leishmaniasis (34%) and spotted fever (26%) proved to be the least known diseases. Knowledge about these diseases can help teachers and students in the search for better health conditions, mainly among the poorest members of the population.</p> Leandro de Oliveira Silva, Hellen Candida Alves Copyright (c) 2021 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado. //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8661 Tue, 24 Aug 2021 00:00:00 +0000 Avaliação Parasitológica da Água Utilizada para Consumo em Escolas Públicas de Coari, Amazonas, Brasil //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8997 <p><strong>Introduction:</strong> Drinking water is essential for human life and its quality is a major public concern, both for consumers and for suppliers and public authorities, since, once contaminated, it becomes a form of transmitting pathogenic microorganisms, putting the health of the individuals who use it at risk. The aim of this study was to analyze the parasitological quality of the water used for human consumption in public schools in the city of Coari, AM. <strong>Methods:</strong> A total of 180 water samples from 10 municipal public schools were analyzed, 90 samples collected directly from the water tank and 90 from drinking fountains. The samples were collected monthly from August / 2018 to July / 2019, except for the months of January and February. For analysis, the methods of spontaneous sedimentation and centrifugal-flotation in zinc sulfate were used, with some adaptations for water analysis. <strong>Results:</strong> The presence of parasitic forms was evidenced in two of the 180 samples, corresponding to 1.1% of the total. The intestinal parasites found were cysts of the protozoa <em>Giardia</em> sp. and <em>Entamoeba coli</em>. The two positive samples came directly from the water tank. <strong>Conclusion:</strong> The prevalence of intestinal parasites in water samples used for human consumption in public schools in Coari was low, and protozoa were identified during the flood period. New research involving the quality of drinking water from a parasitological point of view should be carried out, as a way of knowing the prevalence of parasites and alerting to this important contamination source.</p> Pedro José Leite de Almeida Mendonça, Bruno Pinho Mineiro Gonçalves, José Dobles Dias dos Reis Júnior, Carlos Ramon Nascimento Brito Copyright (c) 2021 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado. //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8997 Tue, 24 Aug 2021 00:00:00 +0000 Assai: development and sustainability //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8712 <p>Assai fruit is of great importance for the amazon region, it has been responsible for a large part of the population's income and contributed to economic and social development from north to south and, practically present in almost the entire Amazonian ecosystem. This paper shows different aspects of extraction and sustainability of this Brazilian celebrity.</p> Valdir Florêncio Veiga-Júnior , Klenicy Yamaguchi Copyright (c) 2021 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado. //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8712 Wed, 25 Aug 2021 00:00:00 +0000 A História em Quadrinhos como proposta didática para o ensino de Química Orgânica: um relato de experiência //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8203 <p>Este trabalho é fruto da vivência de um discente do curso de licenciatura em Química que, após a sua experiência e observações no estágio supervisionado, resolveu desenvolver como proposta didática a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso educacional sobre a temática ambiental dentro da disciplina de Química Orgânica na 3º série do Ensino Médio. Dessa maneira, o relato de experiência teve como objetivo descrever as potencialidades e desafios sobre a construção de uma proposta utilizando as HQs. Para esse trabalho utilizou-se a metodologia de pesquisa do tipo bibliográfica com caráter exploratório com o objetivo de se aprofundar no estudo da temática ambiental e da criação das HQs. Diante disso, essa proposta se mostra relevante em sala de aula ao possibilitar a interação entre alunos e professores e de garantir o conhecimento científico para os alunos de maneira mais acessível.</p> Lucas Lial da Silva, Thiago Rodrigues de Sá Alves, Luiz Felipe Santoro Dantas Copyright (c) 2021 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado. //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8203 Wed, 25 Aug 2021 00:00:00 +0000 Being old and old in the interior of the Amazon: aging and functionality in the Middle Solimões //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8664 <p>Introduction: The growth rate of the elderly population is a reality worldwide. In Brazil, they correspond to more than 29 million individuals. In Amazonas, this population represents 8.8% of the total percentage. In Coari, the elderly population represents 5.3% of the total population, of which 84.6% live in the urban area (community) and 15.4% in the rural area. The aging process is influenced by the unique experiences of each individual, which determine a better or worse quality of life during old age. Research involving populations of cities and communities living in the interior of the Amazon and on the banks of the Solimões and Rio Negro rivers is scarce. Objective: To describe and profile the health, cognitive and physical-functional conditions of the elderly in the city of Coari (Middle Solimões region), Amazonas, Brazil. Materials and Methods: Articles were sought from the following sources: PubMed, BVS, SciELO and PEDro, published between January 2010 and December 2020. Result and Discussion: Coari's elderly have limitations associated with cognition, functionality and health in general, but most of them are functional, active, participatory, motivated and happy. Conclusion: Even with cognitive, physical/functional deficits, diseases and/or installed comorbidities, the elderly in Coari are active, autonomous and independent, showing that the rural lifestyle seems to have positive effects on health outcomes in old age.</p> Hércules Lázaro Morais Campos, Adriano Carvalho Oliveira, Johrdy Amilton da Costa Braga, Elizabete Regina Araújo Oliveira Copyright (c) 2021 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado. //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8664 Tue, 24 Aug 2021 00:00:00 +0000 Equipe editorial e Consultores //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/9317 RESBAM Copyright (c) 2021 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado. //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/9317 Wed, 25 Aug 2021 00:00:00 +0000 Prefácio //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/9318 RESBAM Copyright (c) 2021 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado. //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/9318 Wed, 25 Aug 2021 00:00:00 +0000 Sumário //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/9319 RESBAM Copyright (c) 2021 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado. //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/9319 Wed, 25 Aug 2021 00:00:00 +0000