https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/issue/feed Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia 2020-12-23T22:59:57+00:00 Maria Aparecida Silva Furtado mapsfurtadoresbam@gmail.com Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">Sejam bem-vindos à <strong>“Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia (RESBAM) - ISSN 2675-4525</strong>, uma revista semestral, sem custos e de acesso aberto (<span style="color: #000000;">Green Road Open Access</span>), idealizada pelo Curso de Biotecnologia do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), centro que abriga e desenvolve trabalhos relacionados aos cursos de Ensino (Ciências: Biologia e Química e Ciências: Matemática e Física), Saúde (Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Medicina) e Biotecnologia. Apresenta como missão promover a investigação científica e divulgar o conhecimento e experiências no campo dessas três grandes áreas, com principal interesse nas iniciativas e pesquisas aplicadas na região da Amazônia continental, tornando-se um espaço de publicação e de reflexão. As submissões de trabalhos é de fluxo contínuo e são realizadas pela forma eletrônica na língua portuguesa.</p> <p style="text-align: left;">Siga e participe da RESBAM no Facebook: <a href="https://www.facebook.com/resbam.isb">https://www.facebook.com/resbam.isb</a></p> https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8605 Equipe editorial e Contribuídores 2020-12-23T02:43:53+00:00 Equipe RESBAM resbamisb@gmail.com 2020-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado. https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8606 Editorial 2020-12-23T02:43:54+00:00 Equipe RESBAM RESBAM resbamisb@gmail.com 2020-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado. https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8607 Sumário 2020-12-23T02:43:54+00:00 Equipe RESBAM RESBAM resbamisb@gmail.com 2020-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado. https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8262 Sobre as terminologias do envelhecer 2020-12-23T22:50:48+00:00 Hércules Lázaro Campos herculeslmc@hotmail.com <p>Envelhecer é um desafio no Brasil, popularmente vê-se termos equivocados quando se referem ao processo de envelhecer, muito ligado ao preconceito que gira em torno desse privilégio da vida que é ficar velho ou velha. Discutimos brevemente sobre o bom uso de termos que envolvem a velhice.</p> 2020-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado. https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6634 Desenvolvimento de Gel Energético a partir do Buriti (Mauritia flexuosa) e do Guaraná (Paullinia cupana) para Praticantes de Atividade Física 2020-12-23T02:43:55+00:00 Jamile da Silva Lima jamile.nutri13@gmail.com Ivone Lima dos Santos ivonesantos_nutri@hotmail.com Gustavo Bernardes Fanaro gbfanaro@gmail.com <p>A preocupação com a qualidade de vida aliada a praticidade tem levado muitos indivíduos a procura de recursos ergogênicos de fácil consumo, visto que a ingestão adequada de carboidrato em praticantes de atividades físicas ajuda a evitar a perda de massa magra e a ocorrência de possíveis deficiências nutricionais que venham interferir no desempenho físico. Portanto, os carboidratos exercem funções importantes, uma delas é a fonte energética primária, essencial para quem pratica exercícios físicos. As frutas regionais amazônicas têm ampla variedade de fontes energéticas, ricas em vitaminas e minerais. O buriti é rico em ferro e vitaminas, e outro destaque, é o guaraná, por ser um alimento altamente energético. Com base nisso, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um gel de carboidrato a partir das frutas regionais amazônicas buriti e guaraná para praticantes de atividade física. Foram desenvolvidas três amostras do gel, onde 60 provadores adultos avaliaram as características organolépticas (aparência, textura, sabor e impressão global), utilizando a escala hedônica estruturada de 9 pontos e teste de intenção de compra com escala estruturada de 5 pontos. Foi observado que não houve diferença estatística entre os atributos, porém houve uma tendência de maior aceitação para a amostra que não possuía guaraná na formulação em relação a cor. Contudo, a quantidade de guaraná teve relação com a aceitação do gel, atingindo maior tendência de aceitação para a amostra sem adição deste componente.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Gel energético. Frutas regionais amazônicas. Exercício.</p> 2020-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado. https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6777 Cromatografia: uso de materiais alternativos para o ensino de separações químicas 2020-12-23T02:43:55+00:00 Leandra Protázio da Rocha klenicy@gmail.com Aldimara Faba Martins aldimaramartinsbioqui@gmail.com Deiciane Silva de Lima deicylima268@gmail.com Gerlane Martins da Silva gerlanemartins1996@gmail.com Rayene Monteiro de Souza rayennemonteiro15@gmail.com Thakayama da Costa Romano thakayama.costa@gmail.com Jose Renato da Rocha Fernandes renatocoarii2@gmail.com José Dobles Dias dos Reis Júnior dobles.jr@hotmail.com.br Klenicy Yamaguchi klenicy@yahoo.com.br <p>A cromatografia é um método físico-químico de separação de uma mistura através da migração diferencial da amostra entre fase móvel e fase estacionária. Abrange uma série de técnicas de separação de componentes Físicos e Químicos que podem ser reproduzidas na sala de aula com intuito de deixar as aulas de Química mais dinâmicas e facilitar o ensino e aprendizado dos alunos. O presente artigo teve como objetivo compreender o processo de separação de misturas utilizando diferentes fases estacionárias, casca de ovo (CaCO<sub>3</sub>), giz (CaSO<sub>4</sub>) e sílica em gel (SiO<sub>2</sub>), empregando a técnica de Cromatografia em Camada Delgada (CCD) para separação de clorofila extraída de material vegetal. Como fase móvel utilizou-se o hexano e o acetado de etila como mistura para observar a corrida cromatográfica. No processo de separação da mistura a cromatografia utilizando a sílica apresentou uma melhor separação, seguida da fase estacionária com casca de ovo e com giz. A cromatografia por adsorção utilizando material alternativo mostrou-se uma técnica eficiente e de baixo custo para ser utilizada em sala de aula, favorecendo debates sobre diversos conteúdos Químicos envolvidos no processo.</p> 2020-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado. https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/7633 Prospecção tecnológica: mapeamento patentário aos processos da biotecnologia sobre vírus ssRNA (+) para o direcionamento de vacinas a SARS-CoV-2 2020-12-23T02:43:58+00:00 Robson Almeida Silva robsonalmeida74@gmail.com Fabiany Cruz Gonzaga fabianycruz@uesb.edu.br <p>Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou diante do surto de coronavírus (Covid-19) uma pandemia global. O presente artigo visa abordar de forma investigativa o trabalho patentário e artigos mundiais perante os processos biotecnológicos sobre vírus (+) ssRNA&nbsp; que possibilitam demonstrar um direcionamento para o desenvolvimento de vacinas a Sars-CoV-2. O mapeamento bibliográfico foi realizado pela busca eletrônica do<em> Nature</em>, e o levantamento de informações de patentes pelo portal <em>Espacenet</em> do Escritório Europeu de Patentes (EPO) WordWide, pelo <em>software </em>Excel, fazendo uma relação de dados equivalentes as inovações tecnológicas que o mundo tem contribuído para&nbsp; as biotecnologias e afins. Os Estados Unidos são o país mais dominante na contribuição patentária aos estudos biotecnológicos correspondendo a 52 contribuições<em>. </em>As pesquisas científicas paras áreas de biotecnologia e biomedicina tem crescido exponencialmente em decorrência da propagação do novo coronavírus. O tempo para desenvolver uma vacina é longo, e tudo indica que pela crise atual o desenvolvimento de uma ao coronavírus acontecerá em tempo recorde em favor das tecnologias.</p> 2020-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado. https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6784 A Educação Nutricional como disciplina pedagógica na educação infantil 2020-12-23T22:59:57+00:00 Raquel Peres de Oliveira oliperes021@gmail.com Rainara de Souza Oliveira rainaraoliveeira06@gmail.com Sergio de Almeida Matos sgalmeida0707@gmail.com Luciene Peres Figueira enneperes.nutri@gmail.com Naiane Silva da Conceição naianesc12@hotmail.com Regina Coeli da Silva Vieira reginacoeli@ufam.edu.br <p>Objetivou-se demonstrar a importância da educação nutricional, no âmbito escolar infantil, como disciplina pedagógica de ensino. Delineou-se por meio de experiência vivenciada no estágio de Unidade de Alimentação e Nutrição I (UAN) na Escola Estadual Thomé de Medeiros Raposo com crianças em idade de 06-12 anos cursando do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, no período de 23 de setembro a 25 de outubro de 2019. Realizada por meio de palestras lúdicas e dinâmicas para avaliar a aprendizagem. Os resultados foram satisfatórios, mediante ao que foi aplicado de feedback positivo. Portanto podemos afirmar que educação nutricional tem um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem para a formação de bons hábitos alimentares na infância.</p> 2020-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado.