A Gestão Democrática e Participativa no Contexto da Educação do/no Campo e da Floresta: do planejamento a ação prática

Autores

  • Gilson Gean Marcelo da Silva Secretaria Municipal de Educação - SEMED-Manaus
  • Synara Soares de Freitas Secretaria Municipal de Educação - SEMED-Manaus
  • Irley Gondim de Souza Secretaria Municipal de Educação - SEMED- Manaus

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de investigar a gestão democrática e participativa no contexto da Educação do/no Campo: do planejamento a ação prática de uma unidade educacional da rede municipal de educação do município de Manaus-Amazonas. O estudo fundamentou-se nas obras dos autores Gadotti (2006), Lück (2006), Libâneo (2010), Cury (2005) & Veiga (2007). Assim, utilizou-se o método dedutivo, de forma de localizar por meio do levantamento bibliográfico, pesquisa ação e resposta dos questionamentos dos sujeitos entrevistados. Os resultados apontaram que a gestão escolar tem cumprindo assim, a sua função social, em reconhecer as especificidades, garantindo a participação efetiva dos alunos, professores e lideranças com direito a vez e voz, construindo a escola do campo sempre um espaço democrático e participativo.

Biografia do Autor

Gilson Gean Marcelo da Silva, Secretaria Municipal de Educação - SEMED-Manaus

Doutor em Ciências da Educação. Gestor Escola Municipal Professora Neuza dos Santos Ribeiro. Secretaria Municipal de Educação – SEMED/Manaus.

Synara Soares de Freitas, Secretaria Municipal de Educação - SEMED-Manaus

Especialista – Pedagoga da Escola Municipal Professora Neuza dos Santos Ribeiro. Secretaria Municipal de Educação – SEMED/Manaus.

Irley Gondim de Souza, Secretaria Municipal de Educação - SEMED- Manaus

Doutoranda em Ciências da Educação. Gestora da Escola Municipal Professora Dian Kelly do Nascimento Mota.

Downloads

Publicado

2020-09-23

Como Citar

Marcelo da Silva, G. G., Soares de Freitas, S., & Gondim de Souza, I. (2020). A Gestão Democrática e Participativa no Contexto da Educação do/no Campo e da Floresta: do planejamento a ação prática. Revista Eletrônica Mutações, 12(19), 40–52. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/8153