RELEM – Revista Eletrônica Mutações, julho – dezembro, 2013

© by Ufam/Icsez


A experimentação de produtos impressos: a Revista Raízes


Ana Caroline Alburquerque1

Gustavo Saunier2

Igor Braga3

Phelipe Reis4

Suzan Monteverde Martins5

Universidade Federal do Amazonas


Com objetivo de proporcionar a prática acadêmica, foi proposto aos acadêmicos do 5º período do curso de Comunicação Social/Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (Icsez/Ufam) a confecção de produtos jornalísticos.

A atividade foi feita em grupo e permitiu aos estudantes escolher o formato com que tinham mais afinidade, além de fazer parte da avaliação dos acadêmicos nessa disciplina. Definiu-se o produto como uma revista para um público adulto interessado em cultura, história e outros temas relacionados à regionalidades e tradições ligadas a região do Baixo Amazonas, da qual a cidade de Parintins faz parte.

A partir dessa definição, a revista foi denominada de “Raízes”, pois tinha o objetivo de valorizar aspectos da cultura local que comporiam as



páginas do produto. Com a mesma preocupação, cada seção da revista recebeu um nome regional (à moda, bajara, broca etc.) relacionado ao conteúdo apresentado.

A definição das pautas e a divisão das atribuições foi facilitada pelo acerto prévio de como seria o produto, bem como o planejamento gráfico da revista, que lançou mão de um formato diferenciado (um retângulo na horizontal) e páginas leves visualmente e cheias de informação.

Buscou-se valorizar na mesma medida imagem e texto, para não tornar as páginas cansativas para o leitor. A “Raízes” foi uma oportunidade de experimentar desde a concepção até a impressão final, conhecer a dinâmica que envolve a produção de uma revista, além de convergir conhecimentos ligados a disciplinas anteriores em um produto jornalístico produzido pelos acadêmicos.


Clique aqui para visualizar a Revista "Raízes"


1Acadêmica de Comunicação Social/ Jornalismo, da Universidade Federal do Amazonas.

2Acadêmico de Comunicação Social/ Jornalismo, da Universidade Federal do Amazonas.

3Acadêmico de Comunicação Social/ Jornalismo, da Universidade Federal do Amazonas.

4Acadêmico de Comunicação Social/ Jornalismo, da Universidade Federal do Amazonas.

5Professora substituta do Colegiado do Curso de Comunicação Social/ Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas- Campus Parintins.