//periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/issue/feedRevista Educação e Humanidades2024-07-01T14:55:04+00:00Suely Mascarenhassuelyanm@ufam.edu.brOpen Journal Systems<p>A Revista Educação e humanidades é um periódico do Grupo Multidisciplinar de Pesquisa Em Educação, Psicopedagogia e Psicologia Escolar da Universidade Federal do Amazonas. Periódico (On Line cujo ISSN foi atribuído em 16 de junho de 2020 com o número: <strong>2675-410X</strong>)), de fluxo contínuo e de acesso aberto, publica duas edições anuais com artigos originais e inéditos sobre educação e humanidades em sentido amplo, resultantes de pesquisa científica.</p> <p>Percebemos o processo educacional em sentido amplo, como responsável em colaborar para a elevação da consciência humana como agente de construção individual e coletiva das condições de vida para todos os seres, inclusive os humanos. Onde o ser humano tem o direito às condições ambientais para desenvolver seu potencial e capacidades com respeito, entusiasmo e saúde plena.</p> <p>Entendemos que é tempo de promovermos a harmonia entre os seres humanos e a natureza. Como humanos somos natureza, nem mais nem menos. Se faz necessário reestabelecer o respeito a todos os seres, o auto respeito a si mesmo como ser que precisa de cuidados, repouso, boa alimentação, boas práticas para a saúde e o bem viver. O compromisso com o projeto de vida pessoal, que não sejam educados para serem somente empregados em qualquer atividade laboral em troca de dinheiro, mas sobretudo, para desenvolverem sua próprio projeto de vida em harmonia com seus objetivos, propósitos pessoais, capacidades e habilidades.</p> <p>Educação para viver o resplendor da consciência de ser na existência espaço tempo que caracteriza a sociedade humana na Terra, com auto responsabilidade, liberdade e bem viver autônomo.</p>//periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/15850Apresentação - Novos avanços científicos em educação e humanidades2024-06-30T16:07:31+00:00Equipe Editorialadrielamarchi@ufam.edu.br<p><strong>Apresentação - Novos avanços científicos em educação e humanidades</strong></p>2024-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/15772UM ESTUDO DE CASO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: ESCOLHAS E PROJETOS DE VIDA NA ADOLESCÊNCIA2024-06-27T20:26:45+00:00Lorena Jade Lucena Negreiroslorenajade0@gmail.comMárcia Eduarda Vilela Cabralmarciacabral358@gmail.comGisele Cristina Resendegiseleresende@ufam.edu.br<p>Este artigo trata de um estudo de caso em Orientação Profissional e de Carreira com uma adolescente de 15 anos cursando o segundo ano do Ensino Médio em uma escola pública na cidade de Manaus, no Amazonas. O processo de Orientação Profissional e de Carreira pretendeu trabalhar com a adolescente seus interesses, aptidões e habilidades profissionais com o objetivo principal de ampliar seu autoconhecimento, e para isso foram realizadas 5 sessões de atendimento nos quais foram utilizados instrumentos que trabalhassem nela estes aspectos. A Orientação Profissional e de Carreira possibilitou o entendimento de suas inclinações para suas futuras escolhas profissionais. Ao final deste processo a estudante pôde refletir sobre seus interesses profissionais utilizando seu autoconhecimento como fundamento.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Orientação Profissional e de Carreira; Adolescência; Autoconhecimento; Escolha Profissional.</p>2024-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/15800EDUCAÇÃO DE SURDOS: AS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM2024-06-30T14:51:19+00:00Maria de Nazaré Paiva da Silvamaria.nazare.paivasilva@gmail.comJusiany Pereira da Cunha dos Santosjusiany.santos@ufam.edu.br<p>Esta pesquisa tem como intenção investigar sobre o uso das tecnologias como ferramentas para auxiliar pessoas surdas, trata-se de uma busca realizada no ambito da educação inclusiva, faz-se necessário apontar que a inclusão com equidade nas escolas é de extrema importância para todos os alunos, pois trata-se do anseio em garantir a igualdade de oportunidades e o acesso ao conhecimento para todos os estudantes, independentemente de suas singularidades ou especificidades. A investigação tem uma abordagem qualitativa do tipo “estado do conhecimento” onde buscou-se artigos e publicações acerca das tecnologias utilzadas no processo de aprendizagem das pessoas surdas. Esperamos que esta pesquisa sirva para demonstrar como as pessoas surdas de interessam por tecnologias e ainda para desmistificar a importancia da formação dos professores para atuar com pessoas surdas.</p> <p><strong>Palavras-chaves:</strong> Tecnologias Assistivas. Pessoas Surdas. Formação de Professores.</p>2024-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/15803A ADULTEZ EMERGENTE NA TRANSIÇÃO DA VIDA ESCOLAR PARA A UNIVERSITÁRIA: PERSPECTIVAS DE MULHERES RECÉM INGRESSAS NA GRADUAÇÃO2024-06-30T14:58:36+00:00Isabele Menezes Gonçalvesisabelemgoncalves@gmail.comGabriela Oliveira Cattebekegabriela.cattebeke@ufam.edu.brGisele Cristina Resendegiseleresende@ufam.edu.br<p>Devido a escassez de análises sobre as dimensões da adultez emergente em contexto brasileiro, esse estudo tem como objetivo identificar e analisar os aspectos desse processo durante a transição do ensino médio para o ensino superior, compreendendo seus efeitos nas seguintes perspectivas: entre o meio escolar e o acadêmico; das relações interpessoais; e da identificação pessoal. A adultez emergente refere-se a um período no desenvolvimento humano marcado pela experimentação de possibilidades e novas descobertas, mas também pelas dificuldades em várias condições da vida desses jovens. Observando que, além das expectativas profissionais, outras pressões sociais e pessoais são impostas às mulheres, destacando a necessidade de avaliar o estado emocional e as expectativas de jovens universitárias no início de uma vida adulta. O delineamento metodológico utilizado foi o recorte transversal e qualitativo, baseado em entrevistas narrativas semi-estruturadas com vistas a compreender os aspectos da adultez emergente a partir das vivências de duas recém-graduandas no ensino superior na Amazônia. A análise dos dados coletados ocorreu por meio da Análise Temática. Por fim, a partir das narrativas, verificou-se a necessidade de adaptação por uma rotina mais independente na vida pessoal e na universidade, objetivando maior exploração das possibilidades que a universidade proporciona às estudantes.</p> <p><strong>Palavras-chaves:</strong> Adultez emergente; Mulheres no ensino superior; Transição para a vida adulta.</p>2024-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/15806SER MADRE Y SUS AVATARES: INTERVENCIÓN DESDE LA TERAPIA NARRATIVA EN UN HOSPITAL PEDIÁTRICO 2024-06-30T15:03:02+00:00Alarcón Delgado Irma de Lourdesirma.alarcon@iztacala.unam.mxBartolo Estrada Karenirma.alarcon@iztacala.unam.mxAyala López Melanie Daniela irma.alarcon@iztacala.unam.mxHerrera Chacón Ximena Salome irma.alarcon@iztacala.unam.mxRivera Hernández Andrea Sofía irma.alarcon@iztacala.unam.mx<p>Este trabajo analiza las narraciones de 5 madres que fueron atendidas en el Hospital Pediátrico Coyoacán, CDMX, durante el trabajo presencial y/o en línea que se realizó con ellas desde la psicología sociocultural y las prácticas narrativas. Las participantes nos narraron la experiencia de estar en el hospital por la enfermedad que presentan sus hijas e hijos, lo cual implica emociones descritas por ellas mismas como preocupación, ansiedad, estrés, incertidumbre y tristeza, la impotencia y la culpa.Nuestro trabajo analítico desde la psicología sociocultural implica el análisis de los significados, creencias, saberes, sentidos y explicaciones que las personas dan a su mundo material, simbólico y de relaciones sociales, es decir, las interpretaciones que los individuos realizan en su vida cotidiana relativas a sus experiencias de vida. La importancia de este trabajo reside en desarrollar cómo es que los discursos dominantes de la sociedad están presentes en las narrativas de las madres atendidas, y cómo es que el acompañamiento terapéutico desde el enfoque de terapia narrativa, les ha permitido vislumbrar desenlaces extraordinarios que no están en relación ni con la culpa, ni con ser ‘’una mala madre’’, sino con las acciones que sí han tenido para el cuidado de sus hijos y que tienen como fondo lo que valoran como madres, resaltando las contratramas de las historias que contradicen estos discursos. Enfatizamos la politización y el trabajo de deconstrucción del mito mujer = madre, la culpa y el “instinto maternal” como parte del discurso dominante presentes en sus narraciones.</p> <p><strong> </strong><strong>Palabras claves</strong>: Maternidad, hospitalización, culpa, terapia narrativa, discurso dominante, psicología sociocultural.</p>2024-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/15810AMBIENTES RESTAURADORES NO CONTEXTO DE TRABALHO2024-06-30T15:11:42+00:00Adria de Lima Sousa adriapsique@gmail.comMaria Inês Gasparetto Higuchihiguchi.mig@gmail.comBettieli Barboza da Silveirabettieli.bs@gmail.com<p>Este estudo aponta a implicação do lugar de trabalho no bem-estar dos trabalhadores em ambiente florestado. Pesquisas reconhecem a natureza como ambientes restauradores. Mediante observações participantes e 36 entrevistas, identificou-se categorias de análise que evidenciaram distintas percepções sobre o lugar, como afeto positivo e restauro psicológico inclinado à configuração espacial, contato com a natureza, amenização do calor e estrutura física convidativa à interação. Há estressores direcionados à ausência de privacidade e acidentes provenientes da floresta. Estima-se colaborar com o melhor entendimento das relações pessoa-ambiente em contextos de trabalho e a respeito dos ambientes restauradores e suas implicações na saúde.</p> <p><strong> </strong><strong>Palavras-chave</strong>: Ambiente restaurador; saúde; trabalho; ambiência; psicologia ambiental.</p>2024-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/15813FORJANDO IDENTIDAD PERSONAL EN NIÑOS DE SEXTO GRADO DE PRIMARIA A TRAVÉS DEL RESPETO Y LA TOLERANCIA2024-06-30T15:15:54+00:00María Antonieta Covarrubias Teránmarianct9@gmail.comAdrián Cuevas Jiménez.cuevasjim@gmail.comAline Madai Fernandez BucioAline.madai01@gmail.comWendy Hernández Romerowendylzzr.2705@gmail.comMatzayani Ruiz Camachomatzayaniruiz@gmail.com<p>La identidad personal es un proceso continuo que dura toda la vida. Se sustenta en nuestras acciones y palabras, las cuales reflejan cómo nos comunicamos y nos desenvolvemos en nuestro entorno. Además, nuestras creencias, las cuales participan en nuestra percepción del mundo que nos rodea, contribuyen a definir nuestra identidad. Esta se construye a través de la interacción de respeto y tolerancia con personas que tienen diferentes lenguajes, culturas, visiones del mundo, normas y valores; la formación de valores en educación primaria es de vital importancia, asimismo el papel que tienen los profesores y cuidadores como coadyuvantes de los mismos El objetivo de la intervención que se aborda en el presente artículo fue que alumnos de sexto grado de primaria de una escuela de tiempo completo potenciaran la construcción de su identidad personal, teniendo como base el respeto y tolerancia en su convivencia dentro del aula, mediante un taller vivencial. Los resultados obtenidos fueron la mejora en el trabajo en equipo al tolerar y respetar las ideas, opiniones y preferencias entre ellos.</p> <p>Aunque se logró alcanzar el objetivo general, se pudo haber explorado con mayor detalle el proceso de internalización de los valores de respeto y tolerancia entre los miembros del grupo. Por ello, al concluir, se destacan posibles ajustes para futuras intervenciones.</p> <p><strong> </strong><strong>Palabras clave: </strong>Identidad personal, respeto, tolerancia, educación primaria, taller vivencial.</p>2024-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/15816EDUCAÇÃO FINANCEIRA: INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO BEM-ESTAR SOCIOECONÔMICO2024-06-30T15:22:10+00:00Selma Velozo Fontessvfontes@ufrrj.br<p>Este estudo tem como objetivo discorrer sobre as relações nos processos de educação financeira com a dimensão socioeconômica. A educação financeira visa promover a conscientização do consumo responsável e a conquista de uma situação financeira equilibrada. Trata-se de um importante instrumento educacional para o desenvolvimento do bem-estar social, tendo em vista que o uso consciente do dinheiro na organização dos gastos e na aplicação de recursos gera segurança financeira. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, foram feitos levantamentos de materiais já publicados na forma de livros e de artigos disponíveis na internet. Quanto a classificação do trabalho, foi realizado um estudo descritivo, pois trata-se de uma simples descrição de fenômeno. Como considerações finais foi destacado que o Estado deve intensificar políticas públicas que promovam o conhecimento, tornando os indivíduos mais experientes do ponto de vista financeiro e que o setor privado tenha sua parcela de contribuição no fomento da educação, tendo em vista os benefícios indiretos que terá em função de melhores decisões financeiras tomadas por seus colaboradores, investidores e consumidores. Cabe ressaltar que a educação financeira pode ser considerada um instrumento que promove confiança, estabilidade financeira e crescimento econômico, e que a adoção do conhecimento financeiro e a sua prática poderão gerar resultados e consequências benéficas para o bem-estar social e para o desenvolvimento econômico do país.</p> <p><strong> </strong><strong>Palavras-chave: </strong>Educação Financeira; Sociedade; Estado; Setor Privado; Desenvolvimento Econômico.</p>2024-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/15819SÍNDROME DE BURNOUT: COMPLICAÇÕES PARA OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE ENFERMAGEM. UMA REVISÃO DE LITERATURA2024-06-30T15:26:10+00:00Stefany Dayane Silva Lima ste.lima.unai@hotmail.com<p>Burnout é uma palavra inglesa, que se define como resposta prolongada a estressores crônicos emocionais e interpessoais, vinculados à atividade laboral. É um problema que atinge profissionais de serviço, principalmente aqueles voltados para atividades de cuidado com outros, em que a oferta do cuidado ou serviço frequentemente ocorre em situações de mudanças emocionais. Levando-se em consideração que enfermeiros, constituem um grupo com grande predisposição ao desenvolvimento da Síndrome, por serem os profissionais da saúde que mais tempo passam em contato com o paciente e com seus familiares dentro do ambiente de trabalho em situações de constantes mudanças emocionais. Este estudo é uma revisão bibliográfica, tendo como finalidade levantar informações sobre os principais fatores de risco que favorecem o aparecimento da Síndrome de Burnout e sua consequência para o indivíduo, organização e sociedade.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: “Burnout”. “Enfermeiro”. “Esgotamento Profissional”. “Enfermagem”.</p>2024-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/15822A POESIA VISUAL NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA2024-06-30T15:28:55+00:00Luana Raquel Ruths Vieiraluana_ruths@hotmail.comValério Xavier dos Santosluana_ruths@hotmail.com<p>Nogueira e Leal (2013) ressaltam o papel fundamental da leitura e da escrita para vida em sociedade. No entanto, as autoras também sublinham que muitos sujeitos têm dificuldades com relação à apropriação e uso dessas ferramentas (leitura e escrita). À vista disso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a possibilidade de utilizar a Poesia Visual na intervenção psicopedagógica clínica de sujeitos que apresentam dificuldade na leitura e/ou escrita. A metodologia utilizada caracteriza-se por pesquisa bibliográfica, realizada através de estudos acerca da avaliação e intervenção psicopedagógicas no âmbito clínico, das dificuldades na leitura e escrita, do valor pedagógico/psicopedagógico da Poesia e de leituras sobre Poesia Visual. Esse artigo apresenta, como conclusão, e dá embasamento teórico e metodológico para a realização da intervenção no âmbito clínico, utilizando a Poesia Visual como ferramenta com alunos com dificuldades na leitura e/ou escrita, que deve ser repensado e reorganizado de acordo com as necessidades e especificidades do sujeito aprendente avaliado.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Psicopedagogia; Poesia Visual; Leitura; Escrita.</p>2024-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/15825METODOLOGIAS UTILIZADAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE O ENSINO REMOTO EM UMA ESCOLA DE MANACAPURU2024-06-30T15:32:59+00:00Katriciany Fernandes de Castrokatriciany@hotmail.comEvandro Jorge Souza Ribeiro Cabo Verdecaboverde@ufam.edu.br<p>Durante o ensino remoto, houve necessidade emergencial de adequação a novas estratégias metodológicas de ensino. Dessa forma, o presente estudo buscou conhecer as metodologias utilizadas pelo professor de Educação Física durante as aulas remotas em uma escola de Manacapuru. Trata-se de uma pesquisa de análise documental, com abordagem qualitativa. Foram analisados os planos de aula do 1º semestre de 2021 de um professor que leciona no Ensino Médio na disciplina de Educação Física. Nos resultados foram apresentadas três metodologias utilizada durante o ensino remoto, são elas: Fórum de discussão via aplicativo (WhatsApp), Vídeos aulas do Programa Aula em Casa e Atividades Impressas. Observou-se que as metodologias propostas no ensino remoto atenderam as necessidades dos alunos, contribuindo de forma significante no processo de aprendizagem. De modo que essa prática de ensino emergencial pode ser estabelecida como nova estratégia para troca de conhecimento no contexto escolar.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Ensino Remoto, Metodologias, Educação Física.</p>2024-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/15828QUAIS FATORES NA UNIVERSIDADE QUE PODEM ESTAR ASSOCIADOS A ANSIEDADE DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS?2024-06-30T15:36:49+00:00Juliana da Silva Louzadajulianaslouzada15@outlook.comAlmir de Souza Pachecoalmirpacheco@ufam.edu.br<p>A ansiedade é um fator presente na grande maioria dos estudantes universitários, no entanto pouco se sabe a que fatores essa ansiedade pode estar relacionada. Por isso, o objetivo desse estudo é investigar quais fatores institucionais podem corroborar para a elevada ansiedade dos estudantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para isso, foram feitos 2 grupos foco com 5 alunos cada um, onde o conteúdo foi analisado pela análise de conteúdo de Bardin (1977). Por fim, concluiu-se que a ansiedade dos alunos está relacionada à sobrecarga, à solidão e à relação com os professores universitários.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Ansiedade, Universitários, Solidão, Sobrecarga, Docentes.</p>2024-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/15832INFLUÊNCIA DA SUPERVISÃO PEDAGÓGICA INTERNA NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO: APRENDIZAGEM NO SUL DE INHAMBANE - CASO DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS2024-06-30T15:42:42+00:00Domingos Tafulane Mavie bwachisso@gmail.comBernardo Alfeu Uachissobwachisso@gmail.com<p>A presente investigação é intitulada “<em>Influência da supervisão Pedagógica interna na melhoria do Processo de ensino - aprendizagem na Província de Inhambane - Caso das Escolas Primárias" </em>O estudo objectiva, de forma geral, analisar a influência da Supervisão Pedagógica interna na melhoria do processo de ensino e aprendizagem e, de forma específica, descrever a influência da Supervisão pedagógica interna no PEA nas Escolas Primárias; relacionar os propósitos da supervisão Pedagógica interna com os resultados do PEA nas escolas do Ensino Primário e explicar a importância da supervisão pedagógica interna no melhoramento do PEA. Para a concretização deste estudo, foi usado o método indutivo, e quanto à tipologia é qualitativo e, para a recolha de dados, utilizaram-se as técnicas de entrevista e questionário. Foram submetidos ao estudo 20 professores e 3 DAEs. O trabalho desenvolvido permitiu-nos perceber que a supervisão pedagógica interna naquela escola não tem um impacto significativo no processo de ensino e aprendizagem visto que os professores têm uma concepção distorcida em relação aos propósitos desta actividade, conotando-a como um processo que visa detectar irregularidades para sancionar. Por via disso, os professores tendem a ocultar suas dificuldades e, por isso mesmo, os propósitos da supervisão (apoiar em estratégias para melhoria do PEA) não são alcançados. Ficou evidente a necessidade de dar mais esclarecimentos aos professores sobre o objectivo da supervisão e, a partir disso, eles passarão a manifestar as suas dificuldades e, junto com o supervisor, encontrar mecanismos de superação, garantindo assim, o impacto da supervisão pedagógica interna no processo de ensino e aprendizagem.</p> <p><strong> </strong><strong>Palavras-chave</strong>: Supervisão pedagógica interna, Processo de ensino e Aprendizagem.</p>2024-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/15835A GAMIFICAÇÃO COMO APORTE DA EDUCAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS2024-06-30T15:46:22+00:00Sávio Oliveira da Silvasaviooliveiradasilva2@gmail.comHeron Salazar Costahescosta@ufam.edu.br<p>Este trabalho tem como objetivo apresentar e esclarecer levantamentos bibliográficos realizados acerca da Gamificação como proposta didática e prática no âmbito pedagógico, bem como sua importância e utilização com o intuito de alavancar a aprendizagem dos estudantes. Aqui serão apresentados modelos de softwares criados com o objetivo de potencializar mais opções de ensino e aprendizagem em sala de aula. É valido ressaltar a importância que as implantações de novos recursos educacionais propiciam dentro da área das ciências, que corroboram com os novos métodos de ensino. De tal modo para que o trabalho tivesse cunho didático/filosófico foi necessária uma abordagem qualitativa em sua metodologia, utilizando-se principalmente de artigos, livros e materiais afins na sua construção.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Tecnologia; Prática; Métodos; Ensino.</p>2024-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/15838A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA REGIÃO OESTE DO PARÁ: DA ALDEIA TAKUARA/BELTERRA À UNIVERSIDADE FEDERAL EM SANTARÉM2024-06-30T15:50:11+00:00Marcos Ferreira Pereiramfpmarquinho@gmail.comTania Suely Azevedo Brasileirobrasileirotania@gmail.com<p>O presente artigo trata de uma pesquisa bibliográfica e autobibliográfica do primeiro autor, na qual traz uma breve abordagem da Educação Escolar Indígena na Amazônia Paraense, região oeste do Pará, com ênfase na aldeia Taquara, no município de Belterra/Pará, destacando a importância da Educação Escolar Indígena na vida do Povo Munduruku. Este texto relata o seu percurso escolar da aldeia a universidade, abordando as principais legislações brasileiras que asseguram essa modalidade de ensino, como a Constituição Federal Brasileira (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), levando a compreensão de que ter leis que assegurem esse direito não é garantia que os povos indígenas tenham sua efetivação. Assim, neste relato autobiográfico, amparado no debate com a legislação e a literatura, se buscou traçar os passos dos primeiros contatos com o processo de escolarização, revelando vivências e desafios do percurso escolar da aldeia Taquara, no município de Belterra, até a Universidade Federal do Oeste do Pará, no município de Santarém/PA.</p> <p><strong> </strong><strong>Palavras-chave: </strong>Educação escolar indígena. Povo Munduruku. Aldeia Taquara. Amazônia paraense.</p>2024-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/15841PROCESSO ENSINO-ESTUDO-APRENDIZAGEM DETERMINANTE DA APRENDIZAGEM ESCOLAR2024-06-30T15:53:41+00:00Suely A. do N. Mascarenhas Suely A. do N. Mascarenhassuelyanm@ufam.edu.br<p>O texto estabelece relação entre os processos de ensino, estudo e aprendizagem como intervenientes e interdependentes. Resultado de pesquisas de campo anteriores objetiva destacar os aspectos a serem considerados no processo de ensino e no processo de estudo como fenômenos intencionais, sistemáticos e organizados, promovidos por agentes da aprendizagem docentes e discentes de modo direto e instituições de ensino, sociedade e familiares de forma indireta. As dimensões do processo de ensino destacadas são: estrutura logística e técnica prévia existente, planejamento, currículo, didática, sistema de avaliação, orientação educativa. Já as dimensões do processo de estudos destacadas são os comportamento organizadores do estudo e as dimensões cognitivas inerentes ao processo de aprendizagem: automotivação, saberes e habilidades prévias, compreensão leitora, atenção, concentração, compressão, assimilação, memorização, treino, acesso aos recursos materiais necessários para o estudo, planejamento do estudo, lugar e ambiente de estudos, hábitos de leitura, memória e auto motivação, comportamento na sala de atividades de ensino com os docentes e colegas, utilização de técnicas auxiliares de estudos, gestão de atividades avaliativas, provas e exames e boas práticas para aprender.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: processo ensino-estudo-aprendizagem; modelo 3; qualidade educativa; orientação educativa; boas práticas para aprendizagem.</p>2024-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/15844O DEBATE RACIAL NA SAÚDE E O RACISMO INSTITUCIONAL2024-06-30T15:56:00+00:00Keyseane Santos da Silvakeyseane_ks@hotmail.com<p>O racismo institucional é pouco evidente, muito mais sutil, menos identificável em termos de instituições/indivíduos que cometem os atos. Essa pseudo sutileza fica mais evidente quando se trata do racismo institucional na saúde (ALMEIDA, 2019, p. 35). Esta pesquisa visa analisar os estudos recentes nas principais revistas científica e textos do CFESS Manifesta sobre o racismo institucional na saúde como refração das expressões da questão social na sociedade brasileira. A investigação foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e como análise preliminar pontuamos fatores que contribuem para a negação do racismo institucional como: a <em>política de conversão,</em> West (2021), que se baseia ética do amor e do respeito; substituição do raciocínio de base racial pelo raciocínio de base moral; falta de intelectuais negros não elitistas nas universidades; ceticismo, pessimismo e individualismo dos cidadãos nas mudanças sociais.</p> <p><strong> </strong><strong>Palavras-chave</strong>: Racismo Institucional. Saúde. Questão Social.</p>2024-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/15847TEMAS LIVRES EM EDUCAÇÃO E HUMANIDADES2024-06-30T15:58:41+00:00Equipe Editorialadrielamarchi@ufam.edu.br<p><strong>TEMAS LIVRES EM EDUCAÇÃO E HUMANIDADES</strong></p>2024-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024