//periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/issue/feedRevista Ensino de Ciências e Humanidades - Cidadania, Diversidade e Bem Estar- RECH2024-08-12T19:15:30+00:00Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhassuelyanm@ufam.edu.brOpen Journal Systems<p>A Revista Ensino de Ciências e Humanidades <em> – Cidadania, Diversidade e Bem Estar foi criada em novembro de 2017, como projeto editorial vinculado ao PPGECH-UFAM, com o objetivo de ser um canal para divulgação de estudos e pesquisas no campo das ciências humanas, com ênfase para os domínios da educação e ensino em sentido amplo, cidadania, soberania, sociedade, bem viver social, diversidade e bem comum.<br /></em></p> <p><em>O periódico está aberto a contribuições originais de pesquisas neste domínio e reúne um conjunto de pesquisadores colaboradores de diferentes contextos históricos e geográficos do Brasil, Cuba, Espanha, México, Moçambique, Angola, Bolívia e Portugal. Também está aberto para ampliar a colaboração com pesquisadores que venham a se interessar em colaborar com a iniciativa.</em></p>//periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/16002Correlações entre fatores preditivos de estudantes de ensino médio de Salvador-Bahia: limites e possibilidades predeterminados2024-08-01T14:42:37+00:00Diego Mendes Carvalho da Silva diegocarvalho@ufba.brViviane Florentino de Melo vivianefm@ufba.brAmanda Amantes amanda.amantes@ufba.br<p>Este trabalho teve como objetivo identificar relações entre fatores gerais que caracterizam o perfil de estudantes do Ensino Médio de escolas de Salvador no estado da Bahia. Tais fatores, considerados em muitos estudos como preditivos, referem- se às características que podem ser empregadas, por meio de estudos estatísticos, para predizer as probabilidades de sucesso diante de algumas situações, como por exemplo, em testes acadêmicos. Participaram da pesquisa 374 alunos do ensino médio: 150 meninos, 213 meninas e 10 de outros gêneros, de 8 escolas públicas estaduais e 3 particulares. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário baseado em indicadores do ENEM com 20 questões, que, posteriormente foram agrupadas em 4 categorias: características individuais, contextuais, socioeconômicas e de capital cultural familiar. A análise foi conduzida no software SPSS, utilizando Testes Qui-quadrado ou Fisher. Os resultados revelaram correlações significativas entre a renda mensal familiar e o tipo de escola, com estudantes de colégios particulares apresentando maiores rendas; relação entre o gênero e as reprovações, indicando que meninos tendem a reprovar mais que meninas; e, associação entre o tipo de escola e a escolarização da mãe, evidenciando que alunos de escolas estaduais tendem a ter mães com menor escolarização. Esses resultados sugerem a necessidade de políticas educacionais mais inclusivas e direcionadas, visando reduzir as desigualdades e promover a equidade no sistema educacional.</p> <p><br>Palavras-chave: Análises estatísticas; Políticas públicas educacionais; Educação pública de qualidade.</p>2024-08-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/16003Olimpíada Brasileira de Física: Análise das tipologias dos itens e dos conhecimentos mobilizados na resolução2024-08-01T15:11:57+00:00João Paulo de Castro Costa joaopaulo@cefetmg.brMirela de Castro Santos mirela@cefetmg.br<p>A Sociedade Brasileira de Física promove a Olimpíada Brasileira de Física (OBF) desde 1989; para participar da OBF, os alunos da educação são inscritos via instituição de ensino. A literatura aponta que há uma demanda latente, no Ensino de Física do Brasil, em entender os conhecimentos avaliados, em exames de larga escala e em provas desse modelo. Este estudo aconteceu no âmbito de um projeto de Iniciação Científica Jr, com alunos do ensino médio, e teve como objetivos: identificar os conteúdos e os tipos de itens avaliados na OBF e analisar quais os conhecimentos os alunos mobilizaram na resolução das tarefas propostas nos itens. O objeto de análise deste estudo foi a prova da primeira fase da OBF 2019. Os objetos de conhecimento foram analisados com base nos documentos oficiais da OBF, e a tipologia dos itens, com base em categorias já definidas na literatura. Os aspectos da cognição envolvidos na resolução dos itens da OBF foram categorizados à luz da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR), que apresenta uma proposta de classificação bidimensional cruzando uma dimensão do conhecimento com os processos cognitivos envolvidos na resolução da tarefa proposta. Após a análise e categorização dos itens, pôde-se observar maior presença da dimensão do conhecimento “procedural” e do processo cognitivo “aplicar”, possibilitando uma compreensão qualitativa da complexidade da prova.</p> <p>Palavras-chave: Olimpíada Brasileira de Física, Taxonomia de Bloom Revisada, Tipologia de Itens, Processos Cognitivos, Dimensões do Conhecimento.</p>2024-08-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/16004Uma abordagem didática baseada no pensar, sentir e fazer para elaboração de modelos científicos2024-08-01T15:21:20+00:00Lúcia Marques luciamarques.ufba@gmail.comViviane Florentino de Melo vivianefm@ufba.br<p>Neste relato, apresentamos a aplicação de uma abordagem didática realizada por meio da adaptação do experimento conhecido como “O objeto na Caixa”. O propósito da atividade foi o ensino de procedimentos científicos, com vistas a elaboração de um modelo científico para de ensinar sobre a natureza da ciência. A atividade foi realizada com estudantes do curso de nutrição de uma universidade do Nordeste, matriculados em um componente curricular sobre fundamentos de química. A sequência foi estruturada visando desvincular a ideia fortemente arraigada de que procedimentos científicos, tais como observação, formulação de hipóteses, experimentação, validação de hipóteses, quando realizados de forma mecânica e sequencial, resultam no conhecimento científico. Procuramos demonstrar que ao utilizarmos procedimentos científicos, o conhecimento surge como fruto da contínua interação entre o pensar, sentir e fazer, articulando os domínios conceitual e metodológico. Como resultado apontamos o potencial da atividade para desmistificar concepções errôneas sobre a ciência. Consideramos que a proposta tem potencial para ser utilizada nos diversos níveis de ensino a fim de possibilitar a construção de conhecimento sobre a Natureza da Ciência.</p> <p><br>Palavras-chave: Natureza da ciência; Procedimentos científicos; Modelo científico.</p>2024-08-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/16005Indicadores de Estratégias de Resolução de Problemas em Práticas Experimentais de Física2024-08-01T15:34:49+00:00Silvia Carla Cerqueira Portosilviaporto@ifba.edu.brAmanda Amantesamanda.amantes@ufba.br<p>A elaboração de um modelo preditivo, que anteveja as possíveis estratégias utilizadas pelos estudantes, pode prever não só o comportamento como também o desempenho destes. O conhecimento de um modelo preditivo pode potencializar as intervenções aplicadas pelos professores no contexto educacional. Neste artigo, elencamos quais os possíveis fatores que influenciam as estratégias utilizadas pelos estudantes ao resolverem atividades de natureza tradicional e investigativa em dois ambientes de ensino distintos: material e virtual. Analisamos as habilidades mobilizadas por 237 estudantes, que participaram das intervenções e forneceram respostas à/ao tarefa/desafio proposto. Esta pesquisa é de abordagem quali-quanti. Conduzimos uma análise exploratória cujo objetivo foi identificar possíveis indicadores a partir dos dados dos sujeitos. Dessa maneira, avaliamos três possíveis indicadores amostrais – gênero, curso e instituição –, procurando indícios de sua influência a partir das diferenças da frequência de habilidades específicas, mobilizadas em cada ambiente e em cada abordagem.</p> <p><br>Palavras-chave: Estratégias; Indicadores; Tarefas; Desafio.</p>2024-08-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/16006Analisando o entendimento de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre circuitos e corrente elétrica: um estudo exploratório2024-08-01T15:42:28+00:00Ericarla de Jesus Souzaericarla.souza@gmail.comAmanda Amantesamandaamantes@gmail.com<p>Este artigo busca mapear o entendimento dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre corrente e circuitos elétricos. Elaboramos um instrumento baseado na inclusão de itens previamente validados na literatura, bem como na construção/adaptação de novos itens necessários para acessar conhecimentos que não são contemplados pelos testes existentes. A pesquisa exploratória foi conduzida com 205 estudantes e buscou identificar a configuração do entendimento deles, propondo indicativos para aprofundamento na discussão sobre o papel da escolarização para a aprendizagem desse conteúdo. A análise dos dados, realizada por meio dos escores normalizados, concentra-se em uma abordagem exploratória, visando identificar padrões e tendências correspondentes ao entendimento. Este estudo contribui, do ponto de vista metodológico de pesquisa, para elencar possíveis preditores de aprendizagem para investigar a aprendizagem desse conteúdo. Além disso, traz contribuições para uma compreensão dos desafios enfrentados pelos estudantes nesse domínio e oferece insights para aprimorar a abordagem pedagógica desses conceitos no ambiente educacional.</p> <p><br>Palavras-chave: Eletricidade; Análise Exploratória; Ensino de Física.</p>2024-08-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/16007A visão de estudantes sobre uma intervenção educacional baseada na construção de simulações de Física2024-08-01T15:50:12+00:00Wanderley Paulo Gonçalves Juniorwpgjunior@gmail.comAmantes Amantes amanda.amantes@ufba.br<p>O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) está fortemente integrado às nossas vidas, tendo um impacto direto sobre como ensinamos e como aprendemos. Nesse contexto, apresentamos uma análise de como estudantes da 1ª série do Ensino Médio, de uma escola pública federal, avaliaram uma intervenção educacional em um ambiente estruturado para a construção de simulações de Física através da linguagem computacional em blocos Scratch. O estudo integra um projeto que pretende investigar elementos do processo de ensino-aprendizagem em ambientes que empregam a programação como ferramenta metodológica. A análise das visões dos estudantes sobre essa abordagem foi conduzida a partir de dados obtidos por meio de três instrumentos: respostas de um questionário, diário de bordo do professor interventor e respostas de questões abertas dos desafios de programação realizadas pelos estudantes. Como resultado, identificou-se as visões dos estudantes em relação à contribuição desta para a aprendizagem de conteúdos de Física, os benefícios do trabalho em grupo e o desenvolvimento do raciocínio lógico computacional. A visão dos estudantes se refere às suas “impressões” sobre a intervenção de ensino realizada, fornecendo parâmetros para posterior triangulação de dados com outros resultados da pesquisa sobre aprendizagem, atitude e motivação, por exemplo.</p> <p>Palavras-chave: Ensino de Física; TDIC; Scratch.</p>2024-08-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/16008Compreensão de discentes de engenharia elétrica sobre circuitos de corrente contínua e alternada2024-08-01T16:08:07+00:00Murilo Carvalho Feitosamurilocfeitosa@gmail.comOtávio Floriano Paulinootavio.paulino@ufersa.edu.brElrismar Auxiliadora Gomes Oliveiraelrismaroliveira@ufam.edu.br<p>A compreensão de fenômenos físicos é relevante para o estudo de outros conteúdos de ciências e engenharias. Em relação aos circuitos elétricos, pode-se discutir o entendimento das características daqueles que são de corrente contínua ou alternada. Com o objetivo de conhecer o nível de ensino e aprendizagem deste conteúdo, discentes do curso de engenharia elétrica de uma universidade pública no semiárido potiguar, foram indagados sobre os saberes nessa temática. Para a coleta de dados, foi utilizado um formulário com cinco questões contemplando o conteúdo abordado. Os resultados mostram que os discentes apresentam melhor compreensão de circuitos de corrente contínua. Para os circuitos de corrente alternada, os alunos apresentam as definições ainda incompletas quando comparadas a teoria, o que mostra a necessidade de melhores discussões deste assunto nas aulas de eletricidade.</p> <p><br>Palavras-chave: Eletricidade. Ensino e aprendizagem. Conceitos e definições.</p>2024-08-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/16017Sequência Didática para o Ensino de Função Afim com Auxílio da Linguagem Python na Disciplina de Pré-Cálculo2024-08-02T23:14:43+00:00Antonio Joel Ramiro de Castrojoelcastro@fisica.ufc.brWladimir Araujo Tavareswladimirufc@gmail.comAlessandra Alexandrino Aquinoals.aquino@uece.brOtávio Floriano Paulinootavio.paulino@ufersa.edu.br<p>O conhecimento de funções é fundamental para a compreensão de fenômenos e diversas situações do cotidiano. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo investigar uma sequência didática utilizando a linguagem de programação Python para o ensino de função afim, que foi desenvolvida para a disciplina de Pré-Cálculo nos cursos da área de tecnologias, em que os participantes são discentes ingressantes. Inicialmente, foi realizada uma sondagem dos conhecimentos prévios acerca dos conceitos básicos fundamentais para o entendimento de funções, em que se verificaram equívocos quanto aos gráficos e outros conceitos. Os módulos da sequência didática incluíram o Python com exemplos em que os discentes poderiam alterar os parâmetros e observar o comportamento da função. As respostas dos estudantes após a participação na sequência didática mostraram enriquecimento e aprofundamento do conhecimento, bem como permitiram perceber que os alunos se sentiram estimulados ao estudo das funções quando experimentaram a aplicação do conceito em uma linguagem de programação e, dessa forma, tiveram uma aprendizagem efetiva.</p> <p><br>Palavras-chave: Linguagem de programação; Pré-Cálculo; Gráfico.</p>2024-08-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/16019Forno parabólico como recurso didático no ensino de conceitos de termodinâmica e óptica geométrica no ensino médio2024-08-02T23:26:45+00:00Raimundo Wellington De Ávila Lirawellington.lira@aluno.uece.brAlessandra Alexandrino Aquinoals.aquino@uece.brGilberto Dantas Saraivagilberto.saraiva@uece.brAntonio Joel Ramiro de Castrojoelcastro@fisica.ufc.br<p>Este estudo tem como objetivo investigar a eficácia do uso do forno parabólico como recurso didático no ensino de termodinâmica e óptica geométrica no ensino médio, visando promover uma aprendizagem significativa. Para alcançar este propósito, adotou-se uma abordagem qualitativa com finalidade exploratória. A metodologia de ensino empregada foi uma sequência didática que incluiu a realização de experimentos de baixo custo, como o uso de antenas de TV desativadas e espelhos danificados. O experimento demonstrou de forma prática o aumento da temperatura da água devido à concentração dos raios solares no foco do espelho formado pela antena. A avaliação comparativa entre o pré-teste e o pós-teste revelou um aumento de aproximadamente 70% nas respostas corretas dos alunos em relação às questões aplicadas, indicando uma construção ativa de conhecimento e sua aplicação direta nos temas abordados. Assim, este estudo revela que a utilização de aulas práticas e experimentais, desenvolvidas em conjunto com os estudantes, para a exploração de conceitos de Física no ensino médio, contribui significativamente para a melhoria do desempenho dos alunos.</p> <p><br>Palavras-chave: Aprendizagem significativa, sequência didática, Ensino de Física.</p>2024-08-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/16021Identificação de Habilidades Cognitivas através de atividades experimentais e uso de situações-problema2024-08-02T23:40:32+00:00Susie Taís Gameleirasusie.gameleira@gmail.comRony Almeida Aragãoronyalmeida17@gmail.comAyla Márcia Cordeiro Bizerraayla.bizerra@ifrn.edu.br<p>O ensino de ciências tem passado por muitas mudanças, sendo fortemente influenciado pelas transformações no conhecimento científico oriundas de pesquisas e práticas educativas. Contempla-se nesse contexto a identificação e promoção das habilidades cognitivas dos estudantes, destacando-se a importância das atividades experimentais e situações-problema como propostas para sua identificação. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar as habilidades cognitivas apresentadas pelos estudantes do ensino médio através do uso de atividades experimentais aliadas a situações-problema. O trabalho apresenta uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação, organizado sob a ótica de situações-problema contextualizadas ao processo de experimentação. Após sua utilização e categorização dos níveis de habilidades cognitivas, como instrumentos de coleta e análise de dados, respectivamente, observou-se, no geral, a manifestação de habilidades de baixa ordem nos estudantes, como reconhecimento da situação-problema e aplicação de conceitos conhecidos, mas com menor ênfase na compreensão conceitual mais aprofundada e sem análise crítica. As atividades experimentais oportunizaram aos alunos aplicar seus conhecimentos em situações práticas, mas também indicaram que é imperativo o desenvolvimento de habilidades cognitivas de alta ordem. Conclui-se, portanto, que há necessidade de adoção de práticas pedagógicas que propiciem aos estudantes o desenvolvimento de diversificadas habilidades, como análise, avaliação e elaboração de hipóteses.<br>Palavras-chave: Ensino de ciências; Experimentação investigativa; Situação-problema; Habilidades cognitivas.</p>2024-08-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/16062A ficha de avaliação como instrumento estratégico na escolha do livro didático na perspectiva docente2024-08-12T15:16:17+00:00Felipe Augusto Marques de Freitaselipe.freitas01@gmail.comMaria Juciana Pereira de Oliveira Gomesjuciana.biologia@gmail.comKytéria Sabina Lopes de Figueredokyteria.figueredo@ufersa.edu.br<p>Este estudo vincula-se a uma pesquisa de dissertação que se concentra nos desdobramentos e nas percepções resultantes da implementação do Novo Ensino Médio. Ela se desenvolve a partir de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, que utiliza recursos documentais e um questionário semiestruturado relacionado à avaliação de uma ficha para auxiliar na seleção de livros didáticos. Doze docentes da 15ª DIREC/RN participaram deste estudo. Os resultados destacam a importância fundamental do livro didático nas instituições de ensino público, desempenhando um papel orientador para os educadores e sendo uma fonte acessível de conhecimento para os alunos. Além de facilitarem o planejamento das aulas, os livros didáticos contribuem para a padronização do conteúdo, garantindo equidade no processo de ensino-aprendizagem. O trabalho também ressalta a ficha de orientação como uma ferramenta crucial para auxiliar os educadores na seleção desses materiais, fornecendo critérios específicos. Sua abordagem estruturada, aliada à colaboração entre os professores, pode facilitar a aquisição de materiais de qualidade, reforçando a importância do livro didático como elemento-chave no cenário educacional público.<br>Palavras-chave: Ensino médio; Formação docente; Recurso didático.</p>2024-08-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/16064Sequência didática com abordagem ambiental para o ensino de geometria espacial com apoio de tecnologias digitais2024-08-12T15:30:02+00:00Edivanha Bezerra da Silva Soaresedivanhabezerra@gmail.comGlaydson Francisco Barros de Oliveiraglaydson.barros@ufersa.edu.brLeocides Gomes da Silvaleocides30@gmail.com<p>Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado, que visou integrar o ensino de Geometria Espacial com Educação Ambiental, utilizando tecnologias digitais e materiais reutilizáveis. A abordagem híbrida buscou promover a participação ativa dos alunos e personalizar o processo de aprendizagem, com foco na interação e no desenvolvimento individual e coletivo. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi conduzida com duas turmas do 2º ano do Ensino Médio em uma instituição pública de Pau dos Ferros/RN, envolvendo 28 estudantes, por meio de uma sequência didática dividida em dois blocos temáticos. Foram planejadas e aplicadas 10 atividades, combinando métodos presenciais e virtuais, evidenciando resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem.<br>Palavras-chave: Ensino de Geometria; Educação Ambiental; Sequência Didática; Sala de Aula Invertida.</p>2024-08-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/16067Formação de Grupos para Aplicação de Métodos Ágeis na Aprendizagem Colaborativa Baseada em Projetos: Identificando as Características Individuais dos Estudantes2024-08-12T15:43:01+00:00Carla Fabiana Gomes de Souzacarla.souza@uncisal.edu.brGeiser Chalco Challcogeiseres@ufersa.edu.brAlan Pedro da Silvaalanpedro@ic.ufal.br<p>A Aprendizagem Colaborativa Baseada em Projetos (CPjBL) é uma metodologia educativa que incentiva a colaboração e a resolução de problemas em grupo através da realização de projetos. A inclusão de métodos ágeis, os quais são abordagens iterativas e incrementais que priorizam flexibilidade, colaboração e entrega rápida de produtos, permite que os estudantes desenvolvam habilidades de adaptação as mudanças e desenvolvam responsabilidades para estarem prontos para situações reais que enfrentarão em suas carreiras profissionais. Nesse cenário, para alcançar os resultados esperados, precisa-se de uma formação de grupos, a qual pode ser realizada de diversas formas, considerando as diferenças de conhecimentos dos participantes, as preferências de interação dos membros, entre outras características particulares dos indivíduos. Nesse sentido, este artigo apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática de Literatura que foi efetuada para identificar quais são essas características individuais dos estudantes que devem ser levados em consideração na formação de grupos e como eles são usados na aplicação de métodos ágeis. A pesquisa mostrou que essas características são muito variadas, como a diversidade do grupo, níveis de aprendizagem, a distribuição de papéis entre os membros da equipe, nível de conhecimento heterogêneo dos participantes (prático versus teórico), entre outros. Conhecer esses fatores são importantes e auxiliam ao professor na hora de fazer a seleção de grupos quando métodos ágeis são aplicadas no CPjBL.<br>Palavras-chave: Formação de Grupos; Métodos Ágeis, Aprendizagem Colaborativa Baseada em Projetos.</p>2024-08-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/16068Atividades experimentais no ensino de Física: uma pesquisa com estudantes da disciplina de Física Experimental I em uma instituição federal no Ceará2024-08-12T15:52:44+00:00Antônio Nunes de Oliveiranunes.vieira@ifce.edu.brArtur Araújo Cavalcante artur.fisica@outlook.comMichele Maria Paulino Carneiro michelepaulino12@gmail.comAuzuir Ripardo de Alexandria auzuir@ifce.edu.brJosé Wally Mendonça Menezeswally@ifce.edu.br<p>O uso eficaz de experimentos durante as aulas de Física é reconhecido por pesquisadores como um impulsionador motivacional para atrair jovens para carreiras científicas. Este estudo teve como objetivo analisar a incorporação de atividades experimentais em um curso de Licenciatura em Física em um Instituto Federal. Para alcançar esse objetivo, foi adotada uma abordagem qualitativa, que envolveu o uso de um questionário semiestruturado para avaliar a percepção dos estudantes matriculados na disciplina de Física Experimental I do referido curso. Os resultados destacam que, mesmo em instituições federais com laboratórios disponíveis, estes são subutilizados, essencialmente limitados às disciplinas de Física Experimental. Observou-se que estudantes que atuam na educação básica assumem a responsabilidade financeira ao implementar atividades experimentais para seus alunos, utilizando seus próprios salários para adquirir materiais. Com o intuito de promover práticas experimentais no ensino de Física, este trabalho propõe uma atividade com materiais de baixo custo. A atividade experimental sugerida visa incentivar a utilização mais ampla de laboratórios e facilitar a implementação de atividades experimentais, mesmo em contextos financeiramente desafiadores.<br>Palavras-chave: Física experimental. Atividades experimentais. Ensino de Física. Experimento de baixo custo.</p>2024-08-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/16070Ciência do povo Tukano: plantas – dahseá ahkotisékó – e rituais de iniciação e benzimento – bahsésé2024-08-12T16:16:25+00:00Aldenice Fonseca Alencaraldenicealencar@gmail.comRuth Reis de Oliveirauth99.reis@gmail.comRozane Alonso Alvesrozanealonso@ufam.edu.brElrismar Auxiliadora Oliveiraelrismaroliveira@ufam.edu.br<p>Este texto é parte do trabalho construído no mestrado da primeira autora, professora indígena da etnia Tukano Ye’pá Mahsõ, da comunidade indígena de Taracuá, no município de São Gabriel da Cachoeira/AM. Quanto à metodologia, o estudo é de cunho autoetnográfico voltado às vivências e aos modos de ser professora Tukano, em comunhão com a abordagem qualitativa. Na perspectiva dos conhecimentos tradicionais, o povo Tukano pratica a agricultura, a caça e a pesca para sua subsistência, é um povo também muito bom na construção e na condução de embarcações pelos rios, principalmente a canoa. O povo Ye’pá Mahsã é excelente na produção de arte da cerâmica e tem muitos conhecimentos na cura com plantas e benzimentos. Dentre essa riqueza da ciência do povo Tukano, em quantidade e diversidade, neste artigo nosso objetivo é apresentar parte dessa ciência nas plantas – dahseá ahkotisékó – e em rituais de iniciação e benzimento – bahsésé. Dialogamos também com o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI).<br>Palavras-chave: Ciências Naturais. Ciência Indígena. Educação Escolar Indígena. Decolonialidade.</p>2024-08-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/16072EDUCAÇÃO DE SURDOS E OS ESTUDOS CULTURAIS: uma revisão de literatura2024-08-12T16:25:51+00:00Vanessa da Conceição Nascimento Pereiravanessapereira@16303gmail.comRozane Alonso Alvesrozanealonso@ufam.edu.br<p>Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a educação de surdos, utilizando como base os estudos culturais. O levantamento bibliográfico feito no período de 2005 a 2023, tendo como base de dados o portal de Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As palavras-chave empregadas para a busca foram “Educação de surdos”, “políticas de inclusão”, “Surdez e pós-estruturalismo”, “Surdo e estudos culturais”, “Estudos Surdos” e “Estudos pós-críticos”. Após a aplicação dos critérios de exclusão, 24 artigos foram selecionados para serem analisados. Os resultados da pesquisa indicam um avanço significativo nas investigações relacionadas à educação de surdos a partir do decreto 5626/2005. Esse decreto impulsionou o desenvolvimento de políticas e práticas voltadas para a inclusão dos surdos no sistema educacional brasileiro. Diversos estudos apontam que a educação bilíngue, com ênfase na Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português como segunda, tem se mostrado uma abordagem eficaz para a inclusão de alunos surdos. Além disso, a valorização da cultura surda nas práticas educacionais é destacada como fundamental para o fortalecimento da identidade surda e para a promoção de um ambiente escolar inclusivo. Os artigos analisados também apontam que as narrativas dos sujeitos surdos, presentes nos estudos analisados, mostram que, apesar dos avanços, ainda há desafios a serem superados. Muitos alunos surdos relatam experiências de resistência e luta pela conquista de espaços mais inclusivos e acessíveis dentro e fora do ambiente escolar. Essa resistência é vista como um movimento crucial para a transformação das práticas educacionais e sociais, buscando a plena inclusão e reconhecimento dos direitos dos surdos.<br>Palavras-chave: Surdez. Pós crítico. Levantamento bibliográfico.</p>2024-08-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/15978Sumário2024-07-29T14:37:07+00:00Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveiraelrismaroliveira@ufam.edu.brViviane Florentino de Melo vivianefm@ufba.brOtávio Floriano Paulinootavio.paulino@ufersa.edu.br<p>Sumário da Edição V. 9, n 2.</p>2024-08-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/15979Apresentação e Corpo Editorial2024-07-29T14:46:44+00:00Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveiraelrismaroliveira@ufam.edu.brOtávio Floriano Paulinootavio.paulino@ufersa.edu.brViviane Florentino de Melo vivianefm@ufba.br<p>Apresenta o volume e o Corpo Editorial</p>2024-08-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024