DIRECTRIZES METODOLÓGICAS PARA A REPRESENTAÇÃO DE PLANOS POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA

  • Zeca Catuco André Quimuanga Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul (ISCED CS), Angola
  • Raúl Ceregido Domínguez Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul (Angola)

Resumo

O presente artigo é parte da pesquisa quali-quantitativa realizada como requisito parcial para a obtenção do Grau de Mestre em Ciências de Educação na especialidade de Ensino de Matemática no Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade Katyavala Bwila. O mesmo objectivou apresentar as directrizes metodológicas da sequência dos procedimentos interactivos para a representação de planos, usando o software GeoGebra incluindo o seu processo dinâmico nos estudantes do II e III ano de licenciatura do Curso de Ensino de Matemática do Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge (ISCED-Uíge). Para o cumprimento desta meta foram realizadas as pesquisas bibliográfica e a investigação-acção, tendo com principal instrumento de recolha de dados o questionário. Os resultados obtidos e a satisfação notada nos estudantes durante as actividades desenvolvidas, concluiu-se que o software GeoGebra é um recurso prático, dinâmico e atractivo e que pode romper paradigmas de modo a transformar o estudante num agente cada vez mais activo melhorando desta forma a qualidade do processo de ensino-aprendizagem da Geometria Descritiva.

Palavras-chaves: Directrizes metodológicas, GeoGebra, Geometria Descritiva. Plano

Biografia do Autor

Zeca Catuco André Quimuanga, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul (ISCED CS), Angola

Mestrando em Ciências de Educação na especialidade de Ensino de Matemática pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul (ISCED CS), Angola.

Raúl Ceregido Domínguez, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul (Angola)

Professor Titular. Docente do Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul (Angola)

Publicado
2021-07-01