A ORIENTAÇÃO CARTOGRÁFICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA NA 7ª CLASSE. UMA EXPERIÊNCIA EM ALGUMAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PORTO AMBOIM (ANGOLA)

Autores

  • Elias Feliciano Manico Instituto Superior de Ciências de Educação ISCED cs, Angola.
  • Lourenço Lino de Sousa Instituto Superior de ciências da educação na Cidade do Sumbe, ISCED CS, Angola.

Resumo

O presente trabalho trata da análise do processo do ensino-aprendizagem da orientação cartográfica na 7ª classe. Para o estudo foram selecionadas (3) três escolas no município de Porto Amboim (Angola) as quais denominamos A, B e C. Para Avaliação da situação problemática, elaboraram-se questionários/ inquéritos dirigidos aos professores e alunos, sendo que ao corpo Directivo foi dereccionada uma entrevista. Em cada escola foram selecionados (60) Sessenta alunos, usando a escolha na base de todos os números primos e impares. Quanto aos Professores foram selecionados 14, sendo 6 da escola A, 6 da escola B e 2 da escola C, dos quais (3) três são coordenadores da disciplina de Geografia.  O corpo directivo integrou os directores gerais e subdirector pedagógico de cada escola perfazendo (6) seis. Os resultados dos Inquéritos/questionários e entrevistas foram tabelados e processados estatisticamente e apresentados em gráficos onde podemos aferir que as aulas teóricas nos conteúdos de orientação cartográficas não são acompanhadas com as aulas práticas. Este facto pode ser superado com aplicação de um conjunto de actividades práticas e metodológicas, que sugerimos e para tal podem ser utilizados os tempos lectivos de reservas existentes nos programas da disciplina de Geografia da classe em estudo.

Palavras chaves: Orientação Cartográfica. Prática de campo. Ensino. Geografia.

Biografia do Autor

Lourenço Lino de Sousa, Instituto Superior de ciências da educação na Cidade do Sumbe, ISCED CS, Angola.

Prof. Dr. Instituto Superior de ciências da educação na Cidade do Sumbe, ISCED CS, Angola.

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Publicado

2021-01-01