EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA PARA O SANEAMENTO BÁSICO DO BAIRRO CANDOMBE VELHO, MUNICÍPIO DO UÍGE (ANGOLA).

Autores

  • Lucas Manuel Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola
  • Augusto José Fazenda Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola.

Resumo

Este artigo tem como tema intituladoEducação ambiental no processo de ensino-aprendizagem de Geografia para o saneamento básico do bairro Candombe Velho, Município do Uíge (Angola)”, aborda de uma investigação descritivo-exploratória, com modelo de abordagem quantitativa e qualitativa, os dados foram recolhidos por intermédio dos inquéritos preenchidos pelos professores e alunos. A população desta investigação é de 110 alunos e 8 professores. Para este universo, foi extraída de forma aleatória simples uma amostra de 60 alunos, e de forma dirigida ou intencional uma amostra de 6 professores. Os métodos utilizados são: de nível teórico, empírico e estatístico-matemático, os resultados foram apresentados em forma de tabelas. O primeiro diagnóstico (Pré-teste) aplicado aos alunos demonstra uma insuficiência significativa na compreensão do assunto abordado aos alunos. Com a aplicação de actividades educativas; os resultados do diagnóstico final (Pós-teste) revelam que a maior parte dos alunos inquiridos conseguiram compreender e assimilar os conteúdos relacionados com a educação ambiental no processo de ensino-aprendizagem de Geografia para o saneamento básico do bairro Candombe Velho, Município do Uíge. Na abordagem deste trabalho, usou-se a norma APA (American Psychological Association), “Associação de Psicólogos Americanos”.

Palavras-chave: Educação ambiental, Ensino-aprendizagem, Saneamento básico.

Biografia do Autor

Lucas Manuel, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola

Mestrando em Ciências de Educação opção Geografia no ISCED CS.  Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola

Augusto José Fazenda, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola.

Professor Associado do ISCED CS. Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola.

Downloads

Publicado

2021-01-01