EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA PARA O SANEAMENTO BÁSICO DO BAIRRO CANDOMBE VELHO, MUNICÍPIO DO UÍGE (ANGOLA).
Resumo
Este artigo tem como tema intitulado “Educação ambiental no processo de ensino-aprendizagem de Geografia para o saneamento básico do bairro Candombe Velho, Município do Uíge (Angola)”, aborda de uma investigação descritivo-exploratória, com modelo de abordagem quantitativa e qualitativa, os dados foram recolhidos por intermédio dos inquéritos preenchidos pelos professores e alunos. A população desta investigação é de 110 alunos e 8 professores. Para este universo, foi extraída de forma aleatória simples uma amostra de 60 alunos, e de forma dirigida ou intencional uma amostra de 6 professores. Os métodos utilizados são: de nível teórico, empírico e estatístico-matemático, os resultados foram apresentados em forma de tabelas. O primeiro diagnóstico (Pré-teste) aplicado aos alunos demonstra uma insuficiência significativa na compreensão do assunto abordado aos alunos. Com a aplicação de actividades educativas; os resultados do diagnóstico final (Pós-teste) revelam que a maior parte dos alunos inquiridos conseguiram compreender e assimilar os conteúdos relacionados com a educação ambiental no processo de ensino-aprendizagem de Geografia para o saneamento básico do bairro Candombe Velho, Município do Uíge. Na abordagem deste trabalho, usou-se a norma APA (American Psychological Association), “Associação de Psicólogos Americanos”.
Palavras-chave: Educação ambiental, Ensino-aprendizagem, Saneamento básico.