FORMAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO MATEMÁTICA, UTILIZANDO AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E AS COMUNICAÇÕES ATRAVÉS DO ASSISTENTE MATEMÁTICO DERIVE

Autores

  • Sabino Tomás Neto Da Silva Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola.
  • Raúl Ceregido Domínguez Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola.

Resumo

Um dos aspectos mais importante do ensino da Matemática onde é maior o índice de fracasso dos estudantes é o da resolução de exercícios e problemas. Por isso é que, faz tempo que, configurou-se como uma das principais linhas de investigação didáctica tal como mostra uma abundante bibliografia. Dentro deste contexto pedagógico se emoldura a realização da investigação à volta da formação do conceito de Função sendo um dos conceito mais importante em toda matemática e nas demais ciências, por ajudar a compreender determinados problemas relacionados com vida prática do homem e não só. Por isso sua compreensão joga um papel indispensável para qualquer homem. Por este motivo é necessário que se crie um ambiente de trabalho que garante de facto o processo de ensino-aprendizagem deste conceito, usando como alternativa as Novas Tecnologias da Informação e as Comunicações, através do assistente Matemático Derive, no processo de ensino-aprendizagem da resolução de exercícios matemáticos, com o objectivo de  Elaborar Uma Alternativa Didáctica, que contribua na formação do alunos, através de um enfoque interdisciplinar dos conteúdos do conceito de função Matemática e as Novas Tecnologias da Informação e as comunicações, utilizando o assistente Matemático Derive, para melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. A investigação foi realizada no Colégio 4 de Abril no município Sumbe, da província Cuanza Sul na República de Angola. Na investigação se utilizaram diferentes métodos do ponto de vista teóricos e empíricos que permitiram detectar as insuficiências que do ponto de vista epistemológico nos permitiram expor o problema científico e poder transformar o objecto e especificamente o campo da investigação, a través do desenvolvimento objectivo dos resultados da mesma.  Para o ajuste bibliográfico utilizou-se as normas da American Psychological Association (APA), 6ª edição. Conclui-se, que o Derive é um assistente matemático interactivo e dinâmico que proporciona uma mais valia para o professor e alunos na compreensão do conceito de função.

Biografia do Autor

Sabino Tomás Neto Da Silva , Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola.

Mestrando em Ciências de Educação opção Matemática, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola

Raúl Ceregido Domínguez , Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola.

Ph.D. Professor Titular  do ISCED CS.

Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola.

Downloads

Publicado

2021-01-01