ENSINO BASEADO EM COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES VERSUS CERTIFICADO B

Autores

  • Brígida Martins de Oliveira Singo Universidade Licungo, Moçambique

Resumo

Resumo

No âmbito do Programa Integrado da Reforma da Educação Profissional (PIREP), aprovou-se em 2013, a estratégia para a formação dos formadores a qual estabelece como prioridade a profissionalização dos formadores actuais, através de certificação a ser obtida em 3 qualificações: Certificado A (para gestores das IEP), B (para formadores da EP) e C (para instrutores da EP). Assim, o Certificado “B” em Educação Profissional - Formador da Educação Profissional - foi desenvolvido no contexto da elaboração da estratégia da formação de formadores por forma a permitir uma harmonização dos programas de formação de formadores para a educação profissional oferecida pelos diferentes provedores de formação. A sua implementação será o veiculo principal e central da profissionalização e do desenvolvimento das competências educacionais e pedagógicas dos formadores da EP em Moçambique.

A qualificação Certificado B em Educação Profissional tem como objectivo o desenvolvimento de competências pedagógico-metodológicas necessárias à ocupação de formador da EP. Este formador deve, ser capaz de: (a) demonstrar um nível de conhecimentos e compreensão que incorpora os conceitos básicos da educação profissional baseada em competências; (b) aplicar soluções alternativas para resolver um leque determinado de problemas educacionais técnicos em situações de rotina e imprevistas num ambiente de ensino baseado em competências; e (c) assumir responsabilidade pelos seus próprios resultados em relação a qualidade e responsabilidade sobre os resultados atingidos dentro da educação profissional (COREP, 2013). Neste contexto a Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP) levou a cabo a presente revisão da qualificação do certificado B em educação profissional. O Problema e a motivação para a pesquisa na área, consistiu no reconhecimento de que a Educação Profissional é ainda um sector muito pequeno, fraco, fragmentado e pouco valorizado e desenvolvido, pelos diferentes sectores produtivos no país. Daí a necessidade de fazer crescer a Educação Profissional (EP) e a justificação da Reforma da Educação Profissional (REP) e dos recentes investimentos no sector, que estão a ser implementados pelo governo de Moçambique. Assim, julga-se que a Formação de Formadores da Educação Profissional pode ser o factor-chave para o sucesso da reforma e para o desenvolvimento de uma educação profissional relevante e responsiva às necessidades do mercado do trabalho no país. Os objectivos da pesquisa são analisar com clareza e objectividade, os principais Problemas que os professores-formadores encontram na implementação do Ensino baseado em Competéncias nas suas disciplinas; Fornecer elementos-conceitos, a exemplos de casos, que sirvam aos professores para formarem o seu juízo sobre os problemas analisados e buscar as possíveis soluções alternativas e finalmente sugerir a título experimental, algumas ideias orientadoras quanto á planificação inovactiva do ensino baseado em competências e na escolha das actividades didácticas. Na Metodologia foi constituído um grupo de especialistas de educação provenientes de várias instituições provedoras da formação de formadores. O grupo foi criado com o objectivo de elaborar as propostas de ocupações, unidades de competência, módulos e qualificações, para os formadores e gestores das Instituições de Educação Profissional (IEPs) em Moçambique, de acordo os princípios e metodologias do Quadro Nacional de Qualificações Profissionais (QNQP). Nesta base a autora uso também o método quali-quantitativa, aliado a pesquisa-acção. Resutados parciais: o processo de ensino-aprendizagem deve ser activo, participativo e centrado no formando, onde a indução às actividades lectivas deverá por um lado, assegurar que os formandos tenham uma compreensão clara da natureza e propósito das tarefas de aprendizagem.

 

Palavras-Chave: Competência; Formador e Educação Profissional

Biografia do Autor

Brígida Martins de Oliveira Singo, Universidade Licungo, Moçambique

FCT, Department of Biology, UniLicungo , Moçambique.                                                  

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Publicado

2021-01-01