A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: CONTRIBUIÇÕES DO CIRCUITO DE GESTÃO - PROJETO JOVEM DE FUTURO - PARA O PLANEJAMENTO ESCOLAR

Autores

  • Paula Fernanda Paiva Fernandes Esc. Est. Rafael Godeiro SEEC/RN

Resumo

Este trabalho trata de analisar o fazer do Coordenador Pedagógico a partir das premissas do Circuito de Gestão – Projeto Jovem de Futuro (Instituto Unibanco e Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte/SEEC RN). Com objetivos de identificar e reconhecer a importância das ações desenvolvidas por este profissional para a qualidade do ensino e da aprendizagem. Os referenciais teóricos utilizados foram Almeida (2013), Instituto Unibanco (2017), Oliveira (2010) e Placco (2003). Com os resultados dessa construção contata-se que apesar de toda a discussão em torno da relevante função do Coordenador Pedagógico, há necessidade instrumentalização da prática, a exemplo do Circuito de Gestão; reforçar a ideia de unidade dentro do espaço escolar e a corresponsabilidade; considera-se necessário estabelecer metas, caminhos, ações; percebe-se que um planejamento requer alinhamento de propostas, execução, monitoramento e (auto) avaliação; e que o Coordenador Pedagógico atua como um importante articulador entre o planejamento e processo de ensino, preocupando-se, principalmente, com a qualidade dos resultados de aprendizagem.

Palavras-Chave: Coordenador Pedagógico. Planejamento. Circuito de Gestão

Biografia do Autor

Paula Fernanda Paiva Fernandes , Esc. Est. Rafael Godeiro SEEC/RN

Graduada em Pedagogia/UERN – Esp. em Gestão Escolar/SENAC, Coordenadora Pedagógica – Esc. Est. Rafael Godeiro SEEC/RN, Professora Auxiliar – Departamento de Educação CAP/UERN

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Publicado

2021-01-01