DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA RELACIONADA AO ADVENTO DAS MÍDIAS SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Geny Santos Uninassau Caruaru/PE
  • Millene Silva Uninassau Caruaru/PE

Resumo

Assistimos às vertiginosas mudanças pelas quais tem passado a sociedade e como elas afetam no modo de ser e estar dos sujeitos, tanto seu comportamento, quanto sua realidade subjetiva tem ganhado novos contornos e isto acaba trazendo marcadores mais acentuados para determinados grupos, que por condições singulares já passam por transformações significativas no processo de desenvolvimento. O presente artigo buscou explorar a temática da depressão na adolescência, correlacionando o tema com o advento das mídias sociais na contemporaneidade. Objetiva chamar a atenção da comunidade acadêmica para a importância de se abordar a depressão na adolescência e atentar para a vulnerabilidade psicológico-emocional dos jovens. A metodologia foi qualitativa de caráter bibliográfico, reunindo investigações que preferencialmente tratassem de estudos com adolescentes em faixa etária dos 15 aos 17 anos, o que foi levantado a partir do estado da arte em sites científicos e repositórios acadêmicos. A guisa de considerações pontua-se que neste período do desenvolvimento o sujeito passa por transformações significativas em todos os âmbitos da sua existência, que invariavelmente constituem um desgaste emocional, afetando um número considerável de adolescentes com transtornos de humor, a exemplo da depressão. Diante deste cenário, apresentamos a necessidade de um olhar de suporte a este grupo, principalmente no que concerne aquilo que o adolescente tem de mais identitário, que são a construção das relações, a inserção nos grupos, o envolvimento entre os pares, que hoje tem sido através das diversas tecnologias, atendendo ao formato virtual de relação contemporânea.

Palavras-chave: depressão, adolescência, mídias sociais.

 

Biografia do Autor

Geny Santos , Uninassau Caruaru/PE

Psicóloga clínica, Terapeuta de Casal e Família pelo Instituto Libertas. Mestre em Ciências da Educação com ênfase em Educação Inclusiva. Doutora em Educação pela ULHT/Lisboa. Professora do curso de psicologia da Uninassau Caruaru/PE.

Millene Silva , Uninassau Caruaru/PE

Estudante do 6º período do curso de psicologia na Uninassau Caruaru/PE. Realiza pesquisas com áreas de interesse em Transtornos de Humor, Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência

Downloads

Publicado

2021-01-01